Mostrar el registro sencillo del ítem
Do boneco ao objeto. Do objeto ao sujeito : caminhos da criação docente
dc.contributor.advisor | Pinheiro, Monalisa da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Kurtz, Diego Monroe | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-04-18T01:57:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/115452 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de pesquisa com abordagem qualitativa caracterizada como estudo de caso, desenvolvida com o método autobiográfico, na forma de narrativa autobiográfica, apresenta um percurso criativo de construção de trajetória docente. A pesquisa foi realizada com o objetivo de compartilhar de que forma me utilizo do arranjamento de coisas que sou para (re)significar isso na prática da educação em saúde, a fim de provocar noutros educadores o desejo de se reinventarem a partir do que são, a perceberem a possibilidade da invenção de si e da construção da vida como uma obra de arte, como promotoras de utopia e autonomia docente. Os caminhos desta narrativa têm como contexto fundamental o papel do componente estético artístico na minha prática profissional e de que forma saberes e fazeres que me constituem foram gradativamente incluídos nos meus rituais de saúde e docência. Para operacionalização da pesquisa foi utilizada a narrativa autobiográfica a partir de três cenários, três lugares que juntos formam os principais territórios das minhas reflexões somados a conexões com leituras e anotações de oficinas que ministrei e assisti; de vídeos e espetáculos que vi; de poemas que li e escrevi, de pacientes que atendi; de conversas que tive com outros profissionais da educação e da saúde em espaços não-formais; e de outras atividades que participei como ouvinte, muitas diretamente relacionadas a esta narrativa e outras nem tanto. Os resultados do estudo estão apresentados em textos, enquanto dimensões, construídos a partir da narrativa autobiográfica em diálogo com referencial teórico. Acredito que a partir da reflexividade sobre nossas próprias práticas podemos retratar o desenvolvimento de uma prática singular e enxergar os saberes de experiência que se formam a partir das conexões cotidianas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.title | Do boneco ao objeto. Do objeto ao sujeito : caminhos da criação docente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000955568 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de especialização em formação integrada multiprofissional em educação e ensino da saúde | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (1949)