Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGonçalves, Alana Martinspt_BR
dc.contributor.authorRizzotto, José Matiaspt_BR
dc.date.accessioned2015-04-18T01:57:47Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115433pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho originou-se, do meu aceite para fazer parte da equipe de docentes da Escola GHC, oportunidade que me possibilitou perceber que, apesar de não ter formação pedagógica mas, se investindo na autoformação poderia chegar lá e, quiçá ir mais longe, dependendo de investimentos importantíssimos, quais sejam: oportunidade e vontade. Escrevo, esta autonarrativa a fim de apresentar a trajetória de um professor aprendiz, objetivando, além de lograr grau e atender às exigências do curso, também evidenciar a percepção que se oferece como instrumento investigativo na medida em que confere ao seu autor uma posição de protagonista em sua própria formação, com a intenção de apresentar maneiras como a docência é realizada e demonstrada, utilizando como dados fatos e intercorrências originadas na trajetória de um ser inacabado que, consciente dessa situação, sabe que pode ir mais além. Analisando esses escritos, é possível perceber que a narrativa avaliativa pode funcionar como uma alternativa pedagógica valiosa, pois, ao mesmo tempo em que o autor relata sua trajetória no processo de ensino aprendizagem, auxilia na compreensão de como vai construindo o início da docência. Esse início vai se processando através de registros de momentos marcantes, por mim realizados que se traduzem em autoformação que aos poucos vou construindo. Registro situações em minha prática e percebo a autoformação acontecendo, uma questão de ocasião contínua, tratando-se de transformação interna. Continuando com o pensamento do mesmo, embasado nesta autonarrativa busco refletir e mostrar sobre meu aprendizado, como fui desenvolvendo a prática docente e como apliquei conhecimentos adquiridos, com isto, resgatando aprendizagens que contribuirão para o meu fazer docente.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectGrupo Hospitalar Conceição.pt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleTrajetória de um arquiteto de ideias e conhecimentos o professorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000955403pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de especialização em formação integrada multiprofissional em educação e ensino da saúdept_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples