Trajetória de um arquiteto de ideias e conhecimentos o professor
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Alana Martins | pt_BR |
dc.contributor.author | Rizzotto, José Matias | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-04-18T01:57:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/115433 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho originou-se, do meu aceite para fazer parte da equipe de docentes da Escola GHC, oportunidade que me possibilitou perceber que, apesar de não ter formação pedagógica mas, se investindo na autoformação poderia chegar lá e, quiçá ir mais longe, dependendo de investimentos importantíssimos, quais sejam: oportunidade e vontade. Escrevo, esta autonarrativa a fim de apresentar a trajetória de um professor aprendiz, objetivando, além de lograr grau e atender às exigências do curso, também evidenciar a percepção que se oferece como instrumento investigativo na medida em que confere ao seu autor uma posição de protagonista em sua própria formação, com a intenção de apresentar maneiras como a docência é realizada e demonstrada, utilizando como dados fatos e intercorrências originadas na trajetória de um ser inacabado que, consciente dessa situação, sabe que pode ir mais além. Analisando esses escritos, é possível perceber que a narrativa avaliativa pode funcionar como uma alternativa pedagógica valiosa, pois, ao mesmo tempo em que o autor relata sua trajetória no processo de ensino aprendizagem, auxilia na compreensão de como vai construindo o início da docência. Esse início vai se processando através de registros de momentos marcantes, por mim realizados que se traduzem em autoformação que aos poucos vou construindo. Registro situações em minha prática e percebo a autoformação acontecendo, uma questão de ocasião contínua, tratando-se de transformação interna. Continuando com o pensamento do mesmo, embasado nesta autonarrativa busco refletir e mostrar sobre meu aprendizado, como fui desenvolvendo a prática docente e como apliquei conhecimentos adquiridos, com isto, resgatando aprendizagens que contribuirão para o meu fazer docente. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Grupo Hospitalar Conceição. | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.title | Trajetória de um arquiteto de ideias e conhecimentos o professor | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000955403 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de especialização em formação integrada multiprofissional em educação e ensino da saúde | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)