Um despertar para a dança-teatro : o processo de identização no Wuppertal Tanztheater como experiência formativa

View/ Open
Date
2014Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O mote do trabalho é compreender como o processo artístico do grupo alemão, de dança-teatro, Wuppertal Tanztheater, dirigido pela coreógrafa Pina Bausch, contribuiu para o processo de identização dos membros desse coletivo, criando, assim, uma experiência formativa na dança-teatro. Os estudos referentes a dança-teatro de Leonetta Bentivoglio (1994), Ciane Fernandes (2000) e Cláudia Galhós (2010) serão os aportes centrais para o entendimento desta vertente artística, assim como o conceito de ide ...
O mote do trabalho é compreender como o processo artístico do grupo alemão, de dança-teatro, Wuppertal Tanztheater, dirigido pela coreógrafa Pina Bausch, contribuiu para o processo de identização dos membros desse coletivo, criando, assim, uma experiência formativa na dança-teatro. Os estudos referentes a dança-teatro de Leonetta Bentivoglio (1994), Ciane Fernandes (2000) e Cláudia Galhós (2010) serão os aportes centrais para o entendimento desta vertente artística, assim como o conceito de identização cunhado por Alberto Melucci (2004), que compreende a identidade como um elemento em construção processual no indivíduo, assim como as noções de experiência de Larrosa (2011). Como metodologia serão utilizadas referências teóricas, vídeos, imagens e a interpretação de depoimentos dos membros do grupo e de Pina Bausch. Pode-se indicar através das análises que cada ator/bailarino tem grande importância no trabalho do Wuppertal. O período de ensaios é importante, pois os espetáculos são criados a partir de suas experiências pessoais, de sua vida cotidiana. De modo geral, os atores-bailarinos não representam personagens e sim a si mesmos. Dessa maneira, há a compreensão, através das entrevistas com o elenco, realizadas por outros pesquisadores, que suas identidades sofreram mudanças após a prática de trabalho com dança-teatro, possibilitando mais um processo de identização em suas vidas. Em paralelo à escrita, o estudo desenvolve um exercício coreográfico inspirado na poética de Pina Bausch, para com isso, visualizar a possível pedagogia artística presente no processo de criação da dança-teatro. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
