A virada educacional nas práticas artísticas e curatoriais contemporâneas e o contexto de arte brasileiro
Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A partir do estudo do fenômeno educational turn, que consistiu numa espécie de virada educacional nas práticas artísticas e curatoriais contemporâneas, o presente trabalho busca, com base em pesquisa histórica, empírica e documental, compreender e problematizar às relações construídas historicamente entre arte e educação no âmbito da arte, bem como discutir as relações e tensionamentos do referido fenômeno no que tange ao contexto de arte brasileiro, propondo, para isso, três estudos de caso: o ...
A partir do estudo do fenômeno educational turn, que consistiu numa espécie de virada educacional nas práticas artísticas e curatoriais contemporâneas, o presente trabalho busca, com base em pesquisa histórica, empírica e documental, compreender e problematizar às relações construídas historicamente entre arte e educação no âmbito da arte, bem como discutir as relações e tensionamentos do referido fenômeno no que tange ao contexto de arte brasileiro, propondo, para isso, três estudos de caso: os Domingos da Criação, a experiência educativa da Bienal do Mercosul e a obra-intervenção Café Educativo. ...
Abstract
Based on the study of the educational turn phenomenon, the present dissertation aims, based on historical, empirical and documental research, to understand and problematize the relations built historically between art and education in the "eld of art, as well as discussing the relations and tensioning of the before mentioned phenomenon regarding the Brazilian context of art, proposing, in order to do so, three case studies: the Domingos da Criação [Sundays of Creation], the educational experien ...
Based on the study of the educational turn phenomenon, the present dissertation aims, based on historical, empirical and documental research, to understand and problematize the relations built historically between art and education in the "eld of art, as well as discussing the relations and tensioning of the before mentioned phenomenon regarding the Brazilian context of art, proposing, in order to do so, three case studies: the Domingos da Criação [Sundays of Creation], the educational experience of the Mercosul Biennial and the work-intervention Café Educativo [Educative Coffee]. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2878)Artes Visuais (473)
Este item está licenciado na Creative Commons License