Avaliação da qualidade dos dados do siab pós-adesão ao PMAQ, uma abordagem avaliando o impacto do programa na qualidade das informações
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2014Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Monitorar e avaliar a qualidade do serviço na atenção primária tem sido um objeto de estudo de diversos pesquisadores. Para prestar um serviço de boa qualidade na saúde é necessário um planejamento prévio, que por sua vez é norteado através de informação, onde na maioria dos casos, são extraídas dos sistemas de informação em saúde. Logo, um sistema de informação corretamente alimentado torna-se uma ferramenta essencial para tomada de decisão na gestão. O Programa Nacional de Melhoria do Acesso ...
Monitorar e avaliar a qualidade do serviço na atenção primária tem sido um objeto de estudo de diversos pesquisadores. Para prestar um serviço de boa qualidade na saúde é necessário um planejamento prévio, que por sua vez é norteado através de informação, onde na maioria dos casos, são extraídas dos sistemas de informação em saúde. Logo, um sistema de informação corretamente alimentado torna-se uma ferramenta essencial para tomada de decisão na gestão. O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) busca induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde em todo o Brasil. O Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) mostra-se como uma forte ferramenta para retratar a realidade local, possibilitando a avaliação do perfil da população e dos serviços de saúde de forma setorial. Este trabalho tem por objetivo comparar o envio e a qualidade dos indicadores do SIAB das equipes que participaram do 1° ciclo do PMAQ com as que não participaram no período de Março, Abril e Maio de 2013.Os resultados permitiram uma ampla visão da qualidade dos dados disponíveis no SIAB, abordando suas principais características e problemas. Os percentuais de inconsistências avaliados apontou uma melhor qualidade nos dados para o grupo de equipes que aderiam ao PMAQ no 1º Ciclo. Observou-se que nas seis áreas estratégicas esse grupo obteve o percentual de inconsistências inferior quando comparado ao outro. ...
Abstract
Monitor and evaluate the quality of service in primary care has been an object of study of many researchers. To provide good quality service in health prior planning, which in turn is guided through information, which in most cases are obtained from health information systems is required. Therefore, a properly fed information system becomes an essential tool for decision making in management. The National (PMAQ-AB) Programme for Improving Access and Quality of Primary Care seeks to induce expan ...
Monitor and evaluate the quality of service in primary care has been an object of study of many researchers. To provide good quality service in health prior planning, which in turn is guided through information, which in most cases are obtained from health information systems is required. Therefore, a properly fed information system becomes an essential tool for decision making in management. The National (PMAQ-AB) Programme for Improving Access and Quality of Primary Care seeks to induce expanding access and improving the quality of primary care, guaranteeing a standard of national, regional and locally comparable quality in order to allow greater transparency and effectiveness of government actions aimed at Primary Health Care throughout Brazil. The Information System for Primary Care (SIAB) shows up as a strong tool to portray the local reality, enabling the evaluation of the profile of the population and health services sector form. This study aims to compare the sending and the quality of indicators SIAB teams who participated in the 1st cycle PMAQ with those who did not during the period of March, April and May 2013.Os results allowed an insight into the quality of data available at the SIAB, discussing its main characteristics and problems. The percentage of inconsistencies pointed reviews a better quality of the data for the group of teams that adhered to PMAQ in the 1st cycle. It was observed that the six key areas that group had lower percentage as compared to other inconsistencies. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Saúde Coletiva e Educação na Saúde.
Collections
-
Humanities (1949)
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