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dc.contributor.advisorSantos, Regina Antunes Teixeira dospt_BR
dc.contributor.authorMonteiro, Heidi Kalschnept_BR
dc.date.accessioned2015-04-01T01:58:34Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/114674pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo investigar a comunicação das emoções básicas (alegria, tristeza, calma, medo/hesitação e raiva) através da execução de trechos de Ponteios de Camargo Guarnieri para piano, com indicações explícitas desses estados emocionais. A seleção dos estímulos foi feita com base na relação estrutural/expressão musical e emoção, sistematizada na literatura por Juslin e Timmers (2010). Como estímulos, trechos dos Ponteios 02, 26, 32, 36 e 38 foram escolhidos para comunicar raiva, calma, alegria, tristeza e medo (receio), respectivamente. A amostra envolveu estudantes de curso de teoria e percepção musical em nível de extensão (N = 73) e estudantes de música universitários (graduação e pós-graduação) (N = 77). O método empregado foi auto-relato por escolha forçada. A coleta de dados foi feita por meio de trechos escolhidos dos Ponteios em performance ao vivo. Para ordem de execução, foram aleatoriamente sorteados. Os dados foram coletados em questionários fechados ao longo de oito sessões, contendo as alternativas das emoções básicas percebidas, grau de intensidade de comunicação, assim como parâmetros estruturais e de expressão musical. Os dados foram tratados por estatística descritiva e inferencial. Os resultados indicaram que tanto estudantes universitários como de extensão puderam identificar as emoções básicas durante as coletas, contudo o nível de expertise dos participantes influenciou na comunicação dos estados emocionais e intensidade de percepção. Além disso, a pesquisa demonstrou que há uma hierarquia de emoções mais percebidas pelos ouvintes. A alegria e raiva foram mais facilmente reconhecidas (respectivamente 94% e 76% para estudantes universitários, por exemplo). O medo foi menos comunicado: 24% e 27%, respectivamente, para estudantes de extensão e universitários. Para os estudantes universitários, a tristeza foi mais percebida do que a calma, enquanto para os estudantes de extensão ocorreu o contrário. Houve ainda dispersão e confusão entre calma, tristeza e medo. De modo geral, as emoções que obtiveram melhores resultados em termos de comunicação foram aquelas com maior atribuição de intensidade. Os parâmetros referentes à melodia e andamento foram aqueles que apresentaram maior incidência dentre os estudantes de extensão. No caso dos estudantes universitários, verifica-se uma distribuição mais uniforme entre os parâmetros. Esses resultados demonstram a viabilidade de comunicação intencional de emoções básicas através da realização deliberada de um plano de performance que valorize aspectos estruturais e de expressão, associados à percepção dessas emoções pelos ouvintes.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aimed at investigating the communication of basic emotions (joy, sadness, calm, fear/hesitation and anger) through life performance of Camargo Guarnieri´s piano Ponteios excerpts, which bear clear indications of these emotional states. The selection of stimuli was based on the relationship structural/musical expression and emotion, systematized in the literature by Juslin and Timmers (2010). As stimuli, pieces from Ponteios 02, 26, 32, 36 and 38 were chosen to communicate anger, calm, joy, sadness and fear, respectively. The sample involved students from the theory and ear training university extension program (N=73) and university music students (undergraduate and graduate) (N=77). The employed method was self-reported by forced-choice. Data were collected as closed questionnaires over eight sessions, containing the alternatives of perceived basic emotions, degree of intensity of communication, as well as structural and musical expression parameters. Data were analyzed with descriptive and inferential statistics. The results indicated that both university and extension students were capable to identify basic emotions during the analysis. However, the level of expertise of the participants influenced on the communication of the emotions and the intensity of perception. In addition, the research has shown an hierarchy among the perceived emotions by listeners. Joy and anger were easily recognized (94% and 76%, respectively, for college students). Fear was less ranked (24% and 27%, respectively, for extension and university students). There was also confusion between sadness and fear. In general, the emotions with the best results were those with higher degree of intensity. The parameters for melody and tempo were those of a higher incidence among extension students. For college students, a more even distribution was found among the parameters.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEmotional communicationen
dc.subjectPonteios : Camargo guarnieri : Analise musicalpt_BR
dc.subjectComunicação emocionalpt_BR
dc.subjectBasic emotionsen
dc.subjectPonteiospt_BR
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectGuarnieri, Camargo 1907-1993.pt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectPerformance musicalpt_BR
dc.titleComunicação de emoções básicas em ponteios de Camargo Guarnieript_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000954538pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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