Funk carioca e champeta cartageneira : corporalidades, transgressões e negociações em músicas e bailes de periferia
dc.contributor.advisor | Oliven, Ruben George | pt_BR |
dc.contributor.author | Giraldo, Maria Alejandra Sanz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-03-21T01:56:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/114420 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação se baseia na comparação de duas músicas eletrônicas populares de periferias latino-americanas. Trata-se do funk carioca no Rio de Janeiro no Brasil, e da champeta criolla de Cartagena de Indias na Colômbia. Mais do que uma análise musicológica sobre as similitudes e diferenças entre ambos os gêneros, o estudo visa analisar as relações tensas que estas práticas musicais mantêm com seus entornos e como se desenvolvem processos de negociação cultural. As polêmicas que despertam o funk e a champeta nos revelam fragmentações sociais regidas por distâncias simbólicas que configuram um “Outro” definido em termos de classe e raça. Através destas estéticas, e especialmente na dimensão quase ritual do baile, se modelam corporalidades muito visíveis, e sonoridades que ultrapassam as barreiras físicas da festa, transgredindo o lugar de “outredade” designado dentro da ordem hegemônica. Diante do poder dessas expressões de conquistar espaços, se cria um processo de dominação cultural onde o que não se domestica se criminaliza. No entanto, esse processo é muito complexo e implica tanto submissão quanto resistência. Novos espaços e mediadores surgem para estas músicas abrindo as portas para o diálogo cultural, mas não necessariamente implicando uma integração social. De qualquer forma, tanto o funk quanto a champeta viram fontes de agencia para aqueles tradicionalmente invizibilizados por não cumprirem com as expetativas de normalidade cultural e social esperadas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Champeta | en |
dc.subject | Antropologia social | pt_BR |
dc.subject | Corporalidades | en |
dc.subject | Funk | pt_BR |
dc.subject | Sonoridades | en |
dc.subject | Cultura popular | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.title | Funk carioca e champeta cartageneira : corporalidades, transgressões e negociações em músicas e bailes de periferia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000951926 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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