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dc.contributor.advisorPimenta, Maria Alice de Mattospt_BR
dc.contributor.authorWagner, Gabriela Perettipt_BR
dc.date.accessioned2007-11-30T05:12:16Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/11247pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação consiste em dois estudos que têm por objetivo investigar a existência de disfunções executivas no envelhecimento. Estudos recentes sugerem a existência de disfunções executivas no Declínio Cognitivo Leve (DCL). O objetivo do Estudo 1 foi verificar a presença de disfunções executivas em pacientes com DCL. Os instrumentos utilizados foram o Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST) e a Iowa Gambling Test (IGT). Foram estudados dez pacientes com e 27 sem DCL. Os dados foram analisados através do teste t de Student para amostras independentes e da análise de variância (ANOVA) para medidas repetidas. Os resultados não evidenciaram diferença significativa entre os grupos nos índices de resposta do WCST e no número de cartas retiradas de cada baralho no IGT. O estudo da evolução do desempenho no IGT revelou diferença qualitativa entre os grupos. Idosos sem DCL aprendem ao longo da tarefa, enquanto idosos com DCL não o fazem, sugerindo uma interferência dos sistemas de memória na tomada de decisão. O Iowa Gambling Test tem sido um instrumento utilizado na avaliação da tomada de decisão. O objetivo do Estudo 2 foi investigar se alterações nos procedimentos de aplicação do instrumento interferem no desempenho durante a execução do teste. Foi realizado um estudo transversal comparando dois grupos de idosos saudáveis em duas variações do instrumento. O grupo I contou com 27 participantes, que executaram a tarefa sem pista de reforço visual. O grupo II foi composto por 17 participantes, submetidos à tarefa com pista. Os dados foram analisados através dos testes t de Student para amostras independentes e ANOVA para medidas repetidas. Houve diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos na execução do teste em relação à aversão ao risco (F=2,466; p=0,05; df=2). Os resultados indicam que uma pista de reforço visual possibilita maior alocação de recursos atencionais e de memória de trabalho, permitindo que os idosos tomem decisões menos arriscadas.pt
dc.description.abstractThis dissertation is formed by two works that aim to investigate executive dysfunction on ageing. Recent studies suggest the existence of executive dysfunctions in Mild Cognitive Impairment (MCI). The aim of the first study was to verify the presence of executive dysfunctions in patients with MCI. The instruments used were the Wisconsin Card Sorting Test (WCST) and the Iowa Gambling Test (IGT). Ten patients with and 27 without MCI were assessed. The data were analyzed through Student t test for independent samples and analysis of variance (ANOVA) for repeated measures. The results did not show significant difference between groups in the answer rates of WCST and in the number of cards withdrawn from each pack of cards in the IGT. The study of the performance evolution in the IGT revealed a qualitative difference between the groups. Elderly without MCI learn along the task, while elderly with MCI did not, suggesting an interference of memory systems in decision making. The Iowa Gambling Test has been an instrument used in the assessment of decision making. The aim of the second study was to investigate if changes in the application procedures of the instrument interfere in the performance through the test execution. A cross sectional study was carried out comparing two groups of healthy elderly in two variations of the instrument. The group I included 27 participants, which executed the task without clue of visual reinforcement. The group II was composed by 17 participants, submitted to the task with clue. The data were analyzed through the Student t test for independent samples and ANOVA for repeated measures. It was found statistically significant difference between the two groups in the execution of the test in relation to risk aversion (F=2,466; p=0,05; df=2). The results indicate that a clue of visual reinforcement permits greater allocation of attention resources and of working memory, allowing elderly to make least risky decisions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAgeingen
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.subjectExecutive functionen
dc.subjectProcessos cognitivospt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectCognitive processesen
dc.subjectMild cognitive impairmenten
dc.subjectWisconsin Card Sorting Testen
dc.subjectIowa gambling testen
dc.titleDisfunções executivas no envelhecimento cognitivo : investigações com os instrumentos Tarefa do Jogo e Teste Wisconsin de Classificação de Cartaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000610819pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento - até 2007pt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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