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dc.contributor.advisorKaercher, Nestor Andrépt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Débora Schardosinpt_BR
dc.date.accessioned2015-03-11T02:01:24Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/111900pt_BR
dc.description.abstractO trabalho discute a importância da pesquisa das práticas cotidianas dos jovens no seu lugar de vivência para o ensino de Geografia. Para este fim, contextualiza o jovem em sua condição juvenil como sujeito com suas experiências e representações sociais sobre a cidade como espaço onde se constrói o seu Lugar e conhecimento de mundo. Justifica-se o trabalho pela necessidade de analisar como os jovens constroem suas representações a partir de suas experiências visando valorizar o ensino de Geografia, o espaço escolar e a profissão docente. O referencial teórico prioriza a relação com a experiência docente para incentivar a reflexão sobre a prática pedagógica. Para este fim abordam-se os conceitos de Lugar no espaço geográfico, Representações Sociais e Jovens como auxílio para o ensino de Geografia. A metodologia utilizada foi a construção de fanzines em sala de aula e entrevistas individuais com posterior análise de conteúdo na relação da teoria escolhida com a prática docente. Os jovens participantes são alunos de duas escolas no município de Canoas-RS, no último ano do ensino fundamental. Os resultados apontam para a necessidade de considerar as diversas representações dos jovens sobre a cidade como Lugar conforme a localização de moradia e possibilidades de apropriação da cidade. Ressalta-se a possibilidade de contribuir com o ensino de Geografia de acordo com as experiências dos distintos contextos juvenis.pt_BR
dc.description.abstractThis paper discusses the importance of research on the daily practices of young people at their place of experience in the teaching of Geography. For this purpose, contextualizes the young in his youth condition as subject to their experiences and social representations of the city as a place where you build your place and world knowledge. Justified by the need to analyze how young people construct their representations from their experiences aimed the enhancing of Geography’s teaching, the school environment and the teaching profession. The theoretical framework emphasizes the relationship with the teaching experience to encourage reflection on teaching practice. To this purpose, discuss the concepts of Place in geographic space, Youth and Social Representations as an aid for teaching Geography. The methodology used was the construction of fanzines in class and individual interviews with subsequent content analysis of the relationship of choice theory with teaching practice room. The young participants are students from two schools in Canoas-RS, the last year of elementary school. The results point to the need to consider the various representations of young people of the city as place as the location of housing and ownership opportunities. Highlights the possibility of contributing to the teaching of Geography according to the experiences of other youth settings.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectYouthen
dc.subjectLugarpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPlaceen
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectSocial representationsen
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectTeaching geographyen
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleCanoas como lugar : o mundo dos jovens contemporâneos a partir de suas representações sociaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000953473pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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