Mostrar el registro sencillo del ítem
A construção dos números reais na escola básica
dc.contributor.advisor | Ripoll, Cydara Cavedon | pt_BR |
dc.contributor.author | Boff, Daiane Scopel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-11-24T05:09:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/11188 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho busca, num primeiro momento, caracterizar a problemática aprendizagem do número real na Escola Básica, aplicando questionários-sondagem, analisando livros didáticos e comparando-os com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Num segundo momento desenvolvemos um efetivo estudo de Matemática: as maneiras mais comuns de se construir números reais e a equivalência entre todas elas. Mostramos também como, a partir de cada uma destas abordagens, chega-se à representação decimal de um número real positivo. Finalizamos com uma proposta pedagógica para o Ensino Fundamental, e uma experiência didática, numa 8ª série, de construção de um número real via medição exata de segmentos de reta. | pt_BR |
dc.description.abstract | The first part of this work is an attempt to characterize the problem of learning the concept of real number in Elementary School, making use of questionnaires and analyzing school books as well as the National Parameters for the teaching of Mathematics. The second part deals with the Mathematics involved in the construction of the real numbers, namely, different ways of constructing this set and also the equivalence between all those constructions. We also show how each one of those constructions leads to the decimal representation of a positive real number. The last part of this work consists of a pedagogic proposal for the construction of the real number making use of the (exact) measure of a line segment and the description and conclusions of its implementation in an 8th year of Elementary School. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Números reais | pt_BR |
dc.subject | Irrational number | en |
dc.subject | Ensino da matematica | pt_BR |
dc.subject | (Exact) measure of a straight line segment | en |
dc.subject | Matemática : Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Real number | en |
dc.title | A construção dos números reais na escola básica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000608397 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2006 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Multidisciplinario (2563)Enseñanza de Matemática (205)