Projeto de uma ponte em arco inferior em concreto armado

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Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho trata do desenvolvimento de um projeto de uma ponte rodoviária urbana de concreto armado, em arco inferior, com eixo retilíneo, esconsa, construída com elementos pré-fabricados. As fundações, os encontros e alguns elementos de ligação serão moldados in loco. A obra será executada no município de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, no cruzamento entre a avenida Ipiranga e a rua Machado de Assis. A concepção estrutural foi definida tendo em vista o desafio que uma ...
Este trabalho trata do desenvolvimento de um projeto de uma ponte rodoviária urbana de concreto armado, em arco inferior, com eixo retilíneo, esconsa, construída com elementos pré-fabricados. As fundações, os encontros e alguns elementos de ligação serão moldados in loco. A obra será executada no município de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, no cruzamento entre a avenida Ipiranga e a rua Machado de Assis. A concepção estrutural foi definida tendo em vista o desafio que uma ponte em arco inferior de concreto armado apresenta. Esta ponte é constituída por três arcos inferiores paralelos, que são interligados por três vigas transversais. Estas vigas recebem os tabuleiros e transmitem as ações para os arcos que sustentam a estrutura. Nos extremos das pontes, os tabuleiros se apoiam nas paredes de contenção. Estas recebem, também, os arcos, por meio de uma estrutura conhecida como cálice, e descarregam as solicitações geradas sobre as fundações profundas, necessárias devido as condições de contorno apresentadas pelo solo. Fez-se inicialmente um pré-dimensionamento da estrutura, dividindo a mesma em estruturas menores e mais simplificadas, para definir as seções iniciais e as propriedades dos materiais que foram utilizadas no modelo tridimensional. O modelo foi desenvolvido no SAP2000, com elementos shell e frame. Em seguida aplicaram-se sobre ele os carregamentos permanentes, variáveis e excepcionais. Desta forma se mensurou os esforços solicitantes atuantes sobre a estrutura. Para cada elemento estrutural, realizou-se o dimensionamento da armadura necessária. Iniciando-se pelo arco, depois as lajes protendidas da pista e do passeio, a laje central e as vigas transversais (in loco) e, por fim, a fundação. Após se fez o detalhamento de cada elemento estrutural e sua armadura, como também os cortes, plantas baixas e plantas de montagem da estrutura. Considerou-se o caso de transporte e içamento das peças préfabricadas e os devidos esforços solicitantes que atuam nestas etapas. Neste trabalho não se teve o objetivo de analisar a viabilidade econômica da estrutura ou a comparação entre diversas soluções. Os conceitos e as prescrições normativas existentes foram apenas aplicados e não se teve o objetivo de desenvolver uma nova teoria para o assunto. Em todas as etapas foi de fundamental importância a pesquisa bibliográfica. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Coleções
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TCC Engenharias (5996)
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