Obra de contenção em Porto Alegre/RS : qualidade do monitoramento dos deslocamentos
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Data
2014Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Atualmente, a intensa urbanização requer que alternativas sejam projetadas para melhor aproveitamento do solo. A escavação do subsolo para execução de estacionamentos é uma das tantas possibilidades empregadas. No entanto, em áreas urbanas – com alta densificação de edificações, tubulações, ruas pavimentadas, etc. – as escavações tendem a intervir nas estruturas adjacentes. Por este motivo, é de suma importância que o solo escavado seja contido e que os deslocamentos desta estrutura de contençã ...
Atualmente, a intensa urbanização requer que alternativas sejam projetadas para melhor aproveitamento do solo. A escavação do subsolo para execução de estacionamentos é uma das tantas possibilidades empregadas. No entanto, em áreas urbanas – com alta densificação de edificações, tubulações, ruas pavimentadas, etc. – as escavações tendem a intervir nas estruturas adjacentes. Por este motivo, é de suma importância que o solo escavado seja contido e que os deslocamentos desta estrutura de contenção sejam monitorados. Utilizando dados de deslocamentos admissíveis existentes na literatura e resultados de análise numérica realizados para a obra, o trabalho verificou o comportamento de uma estrutura de contenção do tipo parede diafragma ancorada com tirantes provisórios e executada em uma escavação que atingiu aproximadamente 10 metros de profundidade. Resultados de leituras de inclinômetros – os quais medem deslocamentos horizontais subterrâneos – e de medições topográficas – que medem deslocamentos horizontais e verticais superficiais – serviram de base para o monitoramento dos deslocamentos da estrutura. A finalidade do estudo foi definir como é possível, nesta situação, melhorar o método de execução de um monitoramento de instrumentação geotécnica e avaliar a relação entre os dados de campo e os dados teóricos e analíticos. O comportamento da estrutura de contenção foi similar ao simulado na análise numérica, divergindo em alguns pontos do descrito por outros autores: a parede diafragma sofreu significativos deslocamentos negativos, ou seja, na direção contrária à escavação. O principal motivo destas diferenças foi a formação geotécnica do solo. Validando, assim, a relevância de um bom estudo do solo anterior a execução da estrutura, para realização de uma simulação numérica de qualidade, que transmita segurança na determinação de deslocamentos limites para obra. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Coleções
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TCC Engenharias (5855)
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