Mostrando ítems 1-12 de 12

    • Abstração e representação : a função de modelos em composição musical 

      Meine, Rodrigo (2018) [Tesis]
      Esta tese consiste na formulação de um entendimento da composição musical à luz do conceito de modelos, conforme a concepção que veio a ser formulada pela Filosofia das Ciências ao longo do século XX, quando sua aplicabilidade ...
    • Autocrítica genética e autoanálise em composição musical: dossiê genético, hipertexto, metodologia 

      Corrêa, Darwin Pillar (2023) [Tesis]
      Esta tese de doutorado apresenta como tema a autocrítica genética como metodologia de autoanálise em composição musical. São objetos dessa pesquisa todos os documentos de trabalho produzidos durante a prática composicional, ...
    • O ciclo do tempo : processos de composição 

      Valverde Junior, Josemir Dias (2010) [Tesis de maestría]
      Este trabalho apresenta os procedimentos composicionais das peças Murlidhar, Mahakal, Miniatura e O ciclo do tempo. Sendo esta ultima a principal, devido as ferramentas composicionais terem sido experimentadas com maior ...
    • Composição em retrospectiva : autoanálise de um processo de tomada de decisões 

      Corrêa, Darwin Pillar (2017) [Tesis de maestría]
      Este trabalho consiste de um portfólio de composição documentado com partituras e gravações, e de um memorial que apresenta uma autoanálise do processo de tomada de decisões empreendido na composição da obra Duo para Flauta ...
    • O compositor frente à sua peça 

      Enrique Gras, Germán (2010) [Tesis de maestría]
      O presente memorial está dividido em duas partes, a primeira trata da situação do compositor de frente à sua própria peça. Partindo do modelo tripartite da semiologia de Jean Jaques Nattiez, é proposto um deslocamento do ...
    • O conceito de energia sonora na composição musical 

      Facó, Caio Menezes (2022) [Tesis]
      Esta tese define o conceito de energia sonora na composição musical. O primeiro capítulo expõe citações referentes aos termos energia e escuta, visando estabelecer o significado que ambos têm neste trabalho. O objetivo ...
    • Da preordenação para a semantização musical : reflexão e criação 

      Pereira, Flávio Santos (2012) [Tesis]
      Este trabalho expõe a transição estilística por que passou o autor, coincidente com o período do doutoramento. Antes adepto do emprego não ortodoxo das técnicas de preordenação, especialmente as derivadas das técnicas ...
    • A duração da delicadeza : o compositor como interventor no tempo 

      Amaral, Pedro Reis do (2021) [Tesis de maestría]
      O presente trabalho propõe reflexões sobre como a música intervém na percepção da passagem do tempo. Sendo o compositor o criador dos eventos musicais, questiona se quais recursos estão disponíveis para que ele mesmo possa ...
    • Instantes de encontro : o vínculo entre música e dança como processo de criação 

      López, Andrea Mariana Morera (2017) [Tesis de maestría]
      Este memorial aborda procedimentos de composição coreográfica a partir da análise musical. Propõe, em âmbitos teórico e prático, um ambiente de criação que utilize ferramentas de análise e composição musical como recursos ...
    • Lo silente desde el proceso creativo 

      Nabón Hernández, Sebastián Andrés (2023) [Tesis de maestría]
      El objetivo de este trabajo es investigar a través de mi proceso composicional cómo la noción de silencio/lo silente puede ser transpuesto de distintas maneras, y en distintas escalas temporales y estructurales en el proceso ...
    • Música-como-teatro : uma prática composicional e sua autoanálise 

      Oliveira, Heitor Martins (2018) [Tesis]
      A expressão compor música-como-teatro sintetiza e agrupa minhas contribuições no campo das relações entre composição musical e teatralidade, organizadas em três eixos de prática e autoanálise: 1- a situação de performance ...
    • Reabertura de processos composicionais : três estudos de caso 

      Mangoni, Henrique Franke (2020) [Tesis de maestría]
      Este trabalho propõe uma definição para reabertura de processos composicionais, lançando mão de conceitos que tangenciam a definição aqui proposta, em especial a reescritura, como definida por Ferraz (2008). Isso é feito ...