Navegação Linguística, Letras e Artes por Autor "Hentschke, Liane"
Resultados 1-20 de 34
-
Aprender gaita-ponto : a motivação dos alunos sob a perspectiva da teoria da autodeterminação
Silva, Paulo Jucirlei Cardoso da (2019) [Dissertação]O presente trabalho teve como objetivo geral investigar os elementos motivacionais envolvidos no processo de aprendizagem de alunos, relacionado aos estudos de gaita-ponto, no contexto do projeto Fábrica de Gaiteiros. Como ... -
Aprendizagem musical colaborativa mediada pelas tecnologias digitais : motivação dos alunos e estratégias de aprendizagem
Cernev, Francine Kemmer (2015) [Tese]O presente trabalho se propôs a investigar a aprendizagem musical colaborativa e a motivação dos alunos para aprender utilizando as tecnologias digitais no contexto da educação básica. O referencial teórico foi construído ... -
Atribuições causais em situações de performance musical pública
Schneider, Ana Francisca (2011) [Dissertação]Esta pesquisa teve como objetivo investigar as causas atribuídas por bacharelandos em música em situações consideradas de sucesso e fracasso em performance musical pública. A atribuição de causalidade busca compreender as ... -
Autodeterminação para aprender nas salas de aula de violão a distância online : uma perspectiva contemporânea da motivação
Ribeiro, Giann Mendes (2013) [Tese]Esta pesquisa aborda a motivação para aprender música em ambientes de aprendizagem virtual sob uma perspectiva teórica sociocognitiva da motivação. Tem como objetivo geral investigar os processos motivacionais de estudantes ... -
Uma comparação entre duas gravações do Cravo Bem-Temperado de J.S. Bach por András Schiff
Matschulat, Josias (2015) [Tese]Este trabalho compara as duas gravações realizadas pelo pianista András Schiff em 1984 e 2011, respectivamente, do Cravo Bem-Temperado de J. S. Bach, e discute as entrevistas concedidas pelo pianista à imprensa especializada, ... -
Competências docentes para a prática pedagógico-musical no ensino fundamental e médio : visão dos professores de música
Machado, Daniela Dotto (2003) [Dissertação]Esta pesquisa teve como objetivo investigar as competências docentes que, na visão dos professores de música atuantes no ensino fundamental e médio, são necessárias para o exercício da prática pedagógico-musical no contexto ... -
Concepções a ações de educação musical escolar : três estudos de caso
Del Ben, Luciana Marta (2001) [Tese]A presente pesquisa teve o objetivo de investigar como as concepções e ações de educação musical de professores de música configuram a prática pedagógico-musical em escolas do ensino fundamental. O primeiro capítulo apresenta ... -
O conhecimento prático do professor de música: três estudos de caso
Beineke, Viviane (2000) [Dissertação]A presente pesquisa teve como objetivo investigar os conhecimentos práticos que orientam a prática educativa de três professoras de música atuantes na escola fundamental, com a finalidade de desvelar algumas das lógicas ... -
Controle e promoção de autonomia : um estudo com professores de instrumento musical
Figueiredo, Edson Antônio de Freitas (2015) [Tese]O ensino de instrumento musical é uma prática educativa que mantém vínculos com a tradição de transmissão de conhecimento entre mestre e aprendiz. Contudo, as mudanças ocorridas na sociedade nas últimas décadas trouxeram ... -
Crenças de autoeficácia de regentes em grupos musicais escolares
Grings, Bernardo (2020) [Tese]O objetivo geral desta tese foi investigar as Crenças de Autoeficácia de regentes de grupos musicais em escolas de educação básica. As atividades de grupos musicais são bastante desenvolvidas nas escolas, demandando que ... -
As crenças de autoeficácia dos professores de música
Cereser, Cristina Mie Ito (2011) [Tese]O presente trabalho teve como objetivo investigar as crenças de autoeficácia dos professores de música para atuar na educação básica em relação a variáveis demográficas e de contexto. O referencial teórico do trabalho está ... -
As crenças de autoeficácia dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental para ensinar música
Werner, Aline Seligson (2017) [Dissertação]O ensino de música nos anos iniciais do ensino fundamental pode ser ministrado por professores pedagogos, por profissionais formados pelo curso normal e por licenciados em música. Esta pluralidade de profissionais habilitados ... -
Um estudo sobre os saberes que norteiam a prática pedagógica de professores de piano
Araújo, Rosane Cardoso de (2005) [Tese]O objetivo desta tese foi investigar os saberes que norteiam a prática pedagógica de professores de piano/bacharéis, ao longo da carreira. Para este fim foram observadas a mobilização dos saberes no discurso e na prática ... -
Formação continuada de professores de música em ambiente de ensino e aprendizagem online
Henderson Filho, José Ruy (2007) [Tese]Este estudo teve como objetivo investigar a viabilidade da educação online como estratégia de formação continuada de professores de música em exercício na educação básica. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa-ação, ... -
A formação de professores de música sob a ótica dos alunos de licenciatura
Cereser, Cristina Mie Ito (2003) [Dissertação]O presente trabalho teve como objetivo investigar, sob a ótica dos alunos de licenciatura em música, a adequação de sua formação em relação às demandas pedagógico-musicais da atuação do professor. Apresento uma revisão ... -
As funções do ensino de música na escola, sob a ótica da direção escolar: um estudo nas escolas de Montenegro
Hummes, Júlia Maria (2004) [Dissertação]Este trabalho teve como objetivo geral investigar, sob a ótica da direção escolar, quais as funções da música nas escolas no município de Montenegro/RS. O trabalho está dividido em quatro capítulos que discutem as funções ... -
Mobilização de conhecimentos musicais na preparação do repertório pianístico ao longo da formação acadêmica : três estudos de casos
Santos, Regina Antunes Teixeira dos (2007) [Tese]Três bacharelandos de piano em momentos diferenciados da formação acadêmica - um iniciante, um de meio de curso e um formando – foram acompanhados ao longo de um semestre acadêmico com vistas a investigar como preparavam ... -
A motivação de professores de música sob a perspectiva da teoria da autodeterminação
Cernev, Francine Kemmer (2011) [Dissertação]Esta pesquisa teve o objetivo de investigar a motivação dos professores de música que atuam em escolas de educação básica sob a perspectiva da teoria da autodeterminação. Como objetivos específicos, buscou: construir e ... -
A motivação dos alunos para continuar seus estudos em música
Condessa, Janaína (2011) [Dissertação]Esta pesquisa foi desenvolvida dentro da temática sobre motivação para aprender música e teve como objetivo geral investigar a interação entre os fatores individuais e ambientais que motivam os alunos para continuar seus ... -
Motivação em aprender música na escola : um estudo sobre o interesse
Pizzato, Miriam Suzana (2009) [Dissertação]Esta pesquisa trata da motivação na aprendizagem musical e teve por objetivo investigar as relações entre os níveis de interesse e os níveis de competência, dificuldade e esforço para aprender música na escola. Para tal, ...