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dc.contributor.advisorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorGoetz, Barbara Cezarpt_BR
dc.date.accessioned2015-02-11T02:18:31Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/109995pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho traz o relato de uma experiência realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nestor Vianna de Campos, localizada na zona rural da cidade de Triunfo, cujo foco foi pesquisar sobre a aprendizagem de Simetrias nas turmas de 6° e 7° anos e como essa aprendizagem pode contribuir para a formação matemática desses estudantes. Para isso foi elaborada e aplicada uma sequência de atividades em dois ambientes. No ambiente informatizado foi utilizado atividades digitais no software Geogebra, como ferramenta para a aprendizagem de Simetrias, possibilitando aos estudantes construções com Transformações Geométricas Isométricas de forma dinâmica. Em ambiente não informatizado, os alunos trabalharam com atividades em meio impresso, para realizar as transformações usando ferramentas como transferidor e o compasso físicos. A pesquisa foi desenvolvida segundo o estudo de caso e a análise dos dados coletados na pesquisa de campo seguiram o modelo de Van Hiele para aprendizagem de geometria. Observou-se que os alunos, ao longo dessa experiência, apresentaram compreensão dos conceitos envolvidos e avançaram em termos de aprendizagem de Geometria.pt_BR
dc.description.abstractThis work brings the description of an experience that happened at the State Elementary School Nestor Vianna de Campos, located in Triunfo city’s countryside, which aimed to research about the learning process of symmetries for sixth and seventh graders and also about how this process can add to their mathematical education. In order to accomplish this task, a sequence of activities was applied in two environments . In the computerized environment digital activities in the Geogebra software ware used as a tool for the learning of symmetries, allowing the students to dynamically construct isometric geometric transformations. In the non-computerized environment the students had their activities printed out on paper in order to do the transformations using tools such as a protector and a compass. The research was developed according a case study and the analysis of the gathered data followed the Van Hiele model for geometry’s learning. It could be observed that the students, along the experience, comprehended the concepts involved and actually moved forward in their geometry’s learning process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSymmetriesen
dc.subjectSimetriaspt_BR
dc.subjectGeometric transformationsen
dc.subjectTransformadas (Matemática)pt_BR
dc.subjectMathematical educationen
dc.subjectEnsino : Matematicapt_BR
dc.subjectVan Hiele’s modelen
dc.titleAprendizagem de simetrias nos anos finais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000951904pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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