Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorXavier, Regina Célia Limapt_BR
dc.contributor.authorBohrer, Felipe Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2015-01-14T02:16:19Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/108950pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem como tema a história da música em Porto Alegre e a participação dos afrodescendentes em sua construção no pós-abolição, mais especificamente na Primeira República. Partindo dos pressupostos da História Social, este estudo tem por objetivo problematizar como as categorias de raça, classe e cultura permearam as disputas em torno da legitimação do cenário musical e como os diferentes usos da música proporcionaram formas de mobilidade social para músicos e grupos afrodescendentes. Através de jornais (principalmente A Federação e O Exemplo) e de documentações oficiais (principalmente Relatórios municipais e estaduais) procura-se perceber o campo musical como uma arena de conflitos e disputas agenciadas por diferentes sujeitos em relação. Para isto, busca-se analisar estas questões sob variados ângulos que articulam diferentes locais e usos da música, assim como os sujeitos que atuaram na construção e legitimação desta cultura musical. Por fim, tenciona-se a relação entre música popular e música erudita com os afrodescendentes na formação de uma cultura nacional.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation has as a theme the history of music in Porto Alegre and the participation of afrodescendants in the construction in the post-abolition, more specifically at first republic. Starting from assumptions of Social History, this study has as goal problematize how the categories of race, class and culture permeate the disputes surrounding the legitimization of the music cenary and how the differents musical uses provided ways of social mobility for musicians and afrodescedants groups. Through the journals (mainly A Federação e O Exemplo) and official documentation (mainly state and municipal reports) seeks to realize the musical field as arena of conflicts and brokered disputes by differents people in relation. For this, seeks to analyse this questions from several angles that articulate differents places and musical uses, as the people who act in construction and legitimization of this musical culture.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial history of musicen
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectPost-abolitionen
dc.subjectClassept_BR
dc.subjectAfrodescendantsen
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectAfrodescendentept_BR
dc.subjectHistória socialpt_BR
dc.subjectPrimeira Repúblicapt_BR
dc.subjectHistória e Músicapt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectSão Borja (RS)pt_BR
dc.titleA música na cadência da história : raça, classe e cultura em Porto Alegre no pós-aboliçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000948148pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples