A utilização do auto-atendimento do Banco do Brasil por clientes da Agência de Alegrete-RS
Visualizar/abrir
Data
2008Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Atualmente a tecnologia bancária encontra-se implantada de forma irreversível em quase todas as instituições financeiras do Brasil. Ao disponibilizar equipamentos de última geração, a rede bancária repassa ao cliente a responsabilidade para realizar as mais diversas operações no auto-atendimento, tais como depósitos em dinheiro e em cheques, saques, transferência de valores e pagamento de contas, agradando a muita gente, tendo em vista as facilidades oferecidas. Os principais objetivos das inst ...
Atualmente a tecnologia bancária encontra-se implantada de forma irreversível em quase todas as instituições financeiras do Brasil. Ao disponibilizar equipamentos de última geração, a rede bancária repassa ao cliente a responsabilidade para realizar as mais diversas operações no auto-atendimento, tais como depósitos em dinheiro e em cheques, saques, transferência de valores e pagamento de contas, agradando a muita gente, tendo em vista as facilidades oferecidas. Os principais objetivos das instituições financeira com esta medida são: reduzir os custos operacionais com pessoal e diminuir as filas dentro das agências físicas e em conseqüência aumentar os lucros. A utilização da internet também encontra-se presente em escala crescente no meio bancário possibilitando ao cliente realizar inúmeras operações bancárias sem sair de casa. No entanto esta gama de facilidades não consegue beneficiar a todos os clientes indistintamente. A tecnologia bancária avançada atinge de forma negativa as pessoas mais idosas, pessoas sem escolaridade e jovens portadores de analfabetismo funcional. Assim sendo este trabalho procurou mostrar como é utilizado o auto-atendimento do Banco do Brasil pelos clientes da Agência de Alegrete - RS. Utilizou-se questionário semi-aberto para coletar dados primários diretamente junto aos clientes, e pesquisa bibliográfica, permitindo que se fechasse uma efetiva análise da situação. Por fim foram elaboradas sugestões para diminuir o impacto negativo da tecnologia bancária na vida destas pessoas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (3537)
Este item está licenciado na Creative Commons License