Outro olhar sobre a evasão : o caso do NEEJA Paulo Freire
dc.contributor.advisor | Fiss, Dóris Maria Luzzardi | pt_BR |
dc.contributor.author | Gheno, Giselle Maria Fraga | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-12-17T02:14:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/108386 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho visou compreender questões pertinentes ao fenômeno da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA), um grave problema educacional que assola o país. Como enfoque principal deste trabalho sobre a evasão se produziu um questionamento que tem inquietado e incomodado educadores e intelectuais comprometidos com a educação: por que o aluno, depois de evadir da escola, procura a EJA e também evade? Conhecer e compreender alguns aspectos deste fenômeno e buscar alternativas para este problema foram as principais finalidades desta pesquisa, que foi realizada em um Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA), localizado no município de Porto Alegre. A pesquisa quanti-qualitativa que se desenvolveu foi organizada a partir do uso de entrevistas semi-estruturadas dirigidas a educandos jovens e adultos que evadiram do NEEJA. Como hipótese, suspeitava que, em suas respostas, talvez fizessem referências a momentos distintos de evasão na infância e na idade adulta. A fim de confirmar ou não esta suspeita, foi preciso estabelecer uma interlocução mais intencional e sistemática com os educandos a fim de melhor entender o que apontam como motivo da evasão seguida de regresso à escola e, depois, de nova evasão. Fundamentei meus estudos em referenciais teóricos específicos, buscando subsídios em autores que também têm se preocupado com o fenômeno da evasão na Educação de Jovens e Adultos. Concluí que a maioria, praticamente 100% dos entrevistados, procura o NEEJA para a certificação e o que os afastou, e ainda afasta, da escola e dos estudos é a impossibilidade de conciliação do trabalho com o horário para este fim. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Permanência na escola | pt_BR |
dc.title | Outro olhar sobre a evasão : o caso do NEEJA Paulo Freire | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000948521 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de especialização em educação de jovens e adultos e educação de privados de liberdade | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)