Outro olhar sobre a evasão : o caso do NEEJA Paulo Freire
Fecha
2012Nivel académico
Especialización
Resumo
O presente trabalho visou compreender questões pertinentes ao fenômeno da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA), um grave problema educacional que assola o país. Como enfoque principal deste trabalho sobre a evasão se produziu um questionamento que tem inquietado e incomodado educadores e intelectuais comprometidos com a educação: por que o aluno, depois de evadir da escola, procura a EJA e também evade? Conhecer e compreender alguns aspectos deste fenômeno e buscar alternativas ...
O presente trabalho visou compreender questões pertinentes ao fenômeno da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA), um grave problema educacional que assola o país. Como enfoque principal deste trabalho sobre a evasão se produziu um questionamento que tem inquietado e incomodado educadores e intelectuais comprometidos com a educação: por que o aluno, depois de evadir da escola, procura a EJA e também evade? Conhecer e compreender alguns aspectos deste fenômeno e buscar alternativas para este problema foram as principais finalidades desta pesquisa, que foi realizada em um Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA), localizado no município de Porto Alegre. A pesquisa quanti-qualitativa que se desenvolveu foi organizada a partir do uso de entrevistas semi-estruturadas dirigidas a educandos jovens e adultos que evadiram do NEEJA. Como hipótese, suspeitava que, em suas respostas, talvez fizessem referências a momentos distintos de evasão na infância e na idade adulta. A fim de confirmar ou não esta suspeita, foi preciso estabelecer uma interlocução mais intencional e sistemática com os educandos a fim de melhor entender o que apontam como motivo da evasão seguida de regresso à escola e, depois, de nova evasão. Fundamentei meus estudos em referenciais teóricos específicos, buscando subsídios em autores que também têm se preocupado com o fenômeno da evasão na Educação de Jovens e Adultos. Concluí que a maioria, praticamente 100% dos entrevistados, procura o NEEJA para a certificação e o que os afastou, e ainda afasta, da escola e dos estudos é a impossibilidade de conciliação do trabalho com o horário para este fim. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em educação de jovens e adultos e educação de privados de liberdade.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License