Práticas culturais e socias que fazem a mediação no processo de alfabetização e letramento
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Date
2007Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente texto busca colocar em evidência a complexidade do processo de alfabetização e letramento, analisando o contexto social e cultural. A pesquisa apresenta um estudo de caso qualitativo, de um aluno de sete anos, que está cursando o 1ª ano do ensino fundamental, em uma escola municipal da região metropolitana de Porto alegre, que vem vivenciando seu processo de alfabetização e letramento de forma positiva, apesar de estar inserido em um contexto bastante adverso e pouco favorável a apre ...
O presente texto busca colocar em evidência a complexidade do processo de alfabetização e letramento, analisando o contexto social e cultural. A pesquisa apresenta um estudo de caso qualitativo, de um aluno de sete anos, que está cursando o 1ª ano do ensino fundamental, em uma escola municipal da região metropolitana de Porto alegre, que vem vivenciando seu processo de alfabetização e letramento de forma positiva, apesar de estar inserido em um contexto bastante adverso e pouco favorável a aprendizagem. Como forma de obtenção dos dados foram realizadas entrevistas com o aluno, sua família, professora e observações do seu cotidiano. Inspirada na obra de Lahire (1997) e seu conceito de rede de interdependência, busco compreender as divergências e consonâncias entre a estrutura familiar do menino e o universo escolar em que está inserido. Dentre os achados merece destaque alguns recursos internos, próprios do menino, como seu nível de interesse, participação e motivação dedicados à escola, associados a ordem moral doméstica (ordem material, afetiva e moral de sua família) e o contexto escolar favorável que vivência, levando o aluno a compreender o sistema de escrita alfabético, no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita. Fica evidente neste estudo a necessidade de um olhar cuidadoso sobre cada aluno, um olhar em rede que nos permita considerar a teia de relações que cada indivíduo estabelece ao longo de seu processo de compreensão do sistema da língua escrita. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização.
Collections
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Humanities (1949)
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