Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStephanou, Mariapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Clarissa dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2014-12-09T02:16:16Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/107936pt_BR
dc.description.abstractCom base nos estudos do campo da história cultural e da cultura escrita, com destaque às obras de Roger Chartier, este trabalho apresenta uma análise reflexiva acerca das apropriações que crianças de um 3º ano do Ensino Fundamental fazem dos distintos suportes de escrita que circulam nos contextos de suas experiências de escrever. Para tanto, desenvolve a investigação junto a uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental, de uma escola privada de Porto Alegre, com vistas a discutir as seguintes questões: Quais suportes de escrita circulam nos contextos escolares e não escolares dessas crianças? Quais os usos que se evidenciam nas práticas de escrita de crianças escolares nesses diferentes suportes que acolhem seus registros? Adotou-se como procedimentos metodológicos para a coleta de dados, ferramentas de pesquisa de caráter qualitativo, como observações cotidianas de sala de aula, conversações e elaboração de inventário de documentos. Assim, desenvolveu-se um estudo fundamentado na relação indissociável entre texto, suporte que o comunica e práticas de escrita dos escreventes. Os encontros com a turma possibilitaram uma análise que destaca os sentidos atribuídos pelos alunos às escritas diante da coexistência de diferentes suportes, aqui nomeados como manuscritos, impressos e digitais, além de algumas constatações sobre cadernos e livros. As considerações refletem a continuidade daquelas materialidades que acolhem os registros manuscritos, mesmo com a forte presença dos suportes digitais nas práticas de escrita dessas crianças.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectPráticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectChartier, Rogerpt_BR
dc.title"Eu anoto, eu uso, eu digito"' : crianças escolares e suas práticas de escrita em diferentes materialidadespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000945409pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples