Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAndrade, Sandra dos Santospt_BR
dc.contributor.authorSilva, Elenir Teresinha Garciapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-09T02:16:13Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/107929pt_BR
dc.description.abstractEste artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida para fins de conclusão de curso. O tema da pesquisa é Ensino Fundamental de nove anos, alfabetização e letramento. Tem como objetivo analisar os discursos de alfabetização e letramento que emergem a partir de alguns documentos oficiais do Ministério da Educação e da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, pelo programa de Ensino Fundamental de nove anos, quais sejam: Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade + um ano fundamental e Caderno da Educação 1: o desafio de brincar e aprender. A metodologia de pesquisa toma os documentos como monumentos, isto é, descreve as relações de poder que os enunciados colocam em circulação, mantém-se na materialidade do discurso. Para análise, utilizam-se os conceitos de alfabetização, letramento e, centralmente, o conceito foucaultiano de discurso, numa perspectiva pós-estruturalista. Para a costura analítica, articula o conceito de letramento tomando como referência Angela Kleiman. A partir das análises dos documentos, foi possível constatar que se impõem às professoras alfabetizadoras do ciclo de alfabetização o alfabetizar letrando, discurso pedagógico que, no momento, circula como o mais verdadeiro e adequado. Emerge, nas atuais políticas educacionais, como resposta às urgências sociais, políticas e econômicas em torno da alfabetização. Entendo que os documentos analisados foram constitutivos e (re)produtores desses discursos endereçados a professoras e crianças pobres em período de alfabetização.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleÉ fundamental alfabetizar letrando?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000945519pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples