É fundamental alfabetizar letrando?
dc.contributor.advisor | Andrade, Sandra dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Elenir Teresinha Garcia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-12-09T02:16:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/107929 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida para fins de conclusão de curso. O tema da pesquisa é Ensino Fundamental de nove anos, alfabetização e letramento. Tem como objetivo analisar os discursos de alfabetização e letramento que emergem a partir de alguns documentos oficiais do Ministério da Educação e da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, pelo programa de Ensino Fundamental de nove anos, quais sejam: Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade + um ano fundamental e Caderno da Educação 1: o desafio de brincar e aprender. A metodologia de pesquisa toma os documentos como monumentos, isto é, descreve as relações de poder que os enunciados colocam em circulação, mantém-se na materialidade do discurso. Para análise, utilizam-se os conceitos de alfabetização, letramento e, centralmente, o conceito foucaultiano de discurso, numa perspectiva pós-estruturalista. Para a costura analítica, articula o conceito de letramento tomando como referência Angela Kleiman. A partir das análises dos documentos, foi possível constatar que se impõem às professoras alfabetizadoras do ciclo de alfabetização o alfabetizar letrando, discurso pedagógico que, no momento, circula como o mais verdadeiro e adequado. Emerge, nas atuais políticas educacionais, como resposta às urgências sociais, políticas e econômicas em torno da alfabetização. Entendo que os documentos analisados foram constitutivos e (re)produtores desses discursos endereçados a professoras e crianças pobres em período de alfabetização. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.subject | Porto Alegre (RS) | pt_BR |
dc.title | É fundamental alfabetizar letrando? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000945519 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)