Por que os alunos "não escrevem bem" no final dos anos iniciais? : um estudo sobre a intervenção pedagógica
Fecha
2013Autor
Nivel académico
Especialización
Resumo
Este trabalho tem como objetivo verificar as relações entre práticas de leitura e escrita em sua relação com a intervenção pedagógica, para a consolidação do processo de alfabetização em alunos de 5º ano. Para tanto, investiga práticas de leitura e escrita que potencializam o trabalho de linguagem e quais os efeitos de intervenções que orientam o processo de reescrita de textos. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Municipal de São Leopoldo/RS e pode ser identificada como um estudo de ...
Este trabalho tem como objetivo verificar as relações entre práticas de leitura e escrita em sua relação com a intervenção pedagógica, para a consolidação do processo de alfabetização em alunos de 5º ano. Para tanto, investiga práticas de leitura e escrita que potencializam o trabalho de linguagem e quais os efeitos de intervenções que orientam o processo de reescrita de textos. A pesquisa foi realizada em uma escola da Rede Municipal de São Leopoldo/RS e pode ser identificada como um estudo de caso de cunho linguístico, no qual a pesquisadora exerce, também, a posição de professora da turma. Para as análises, busca apoio teórico em autores tais como Dalla Zen; Piccoli e Camini; Silveira e Vidal; Morais, entre outros. Aborda discussões sobre leitura, produção textual e processos de reescrita com intervenções pedagógicas. O exame do material empírico – os textos produzidos – permite afirmar que: 1. boas sequências didáticas de leitura e boas intervenções pedagógicas, no contexto escolar, fazem diferença na formação de leitores e produtores de textos; 2. é fundamental efetivar a atividade de reescrita orientada, pois esta estratégia é uma ferramenta eficaz na produção textual; 3. a experiência de escrever, sob a orientação de professor-interlocutor, oportuniza reflexões metalinguísticas produtivas por parte dos alunos. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarização.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License