Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNaujorks, Jane da Costapt_BR
dc.contributor.authorLima, Caroline Rodrigues dept_BR
dc.date.accessioned2014-12-06T02:22:07Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/107898pt_BR
dc.description.abstractA produção textual no Ensino Médio, em grande parte resume-se a uma prática centrada na estrutura dissertativa e no treino de períodos impessoais. Essa insistência, há anos presente no final da Educação Básica, sustenta-se hoje em razão da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, prova aplicada ao final do Ensino Médio, que avalia a produção de um texto dissertativo-argumentativo como um dos requisitos para aprovação. Fez-se necessário, então, buscar alternativas que possam instrumentalizar o aluno de forma que o permita produzir seu texto dissertativo com segurança e autonomia. Assim, buscou-se junto à Teoria da Enunciação, de Émile Benveniste, elementos que possam justificar que a apropriação da língua permite a qualidade do texto dissertativo-argumentativo, uma vez que o aluno torna-se sujeito do processo comunicativo. Far-se-á um breve relato de diferenças constatadas em produções de textos dissertativos em diferentes momentos didáticos (ora com ênfase na forma, ora com ênfase no sentido), tanto na qualidade do texto, quanto na presença das marcas de enunciação. Desta forma, tendo por base a Enunciação, pretende-se comprovar que o ato de apropriação da língua por um locutor – que passa a sujeito –, representado pelo “eu” e refere-se a um outro, representado pelo “tu”, consiste na estruturação do enunciado, tornando-se fator decisivo para atingir a qualidade textual dissertativa em sala de aula.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDissertaçãopt_BR
dc.subjectBenveniste, Emile, 1902-1976pt_BR
dc.subjectTeoria da enunciaçãopt_BR
dc.titleProdução textual e enunciação : a aproximação entre teoria e práticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000945984pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples