Modelo para planejamento de demanda de energia elétrica considerando o comportamento dos consumidores nos ambientes de contratação
Fecha
2007Tutor
Co-director
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
A reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro foi iniciada na década de 90, passando por uma fase de transição até chegar ao atual modelo institucional, finalizada em 2004. Este modelo define um Ambiente de Contratação Regulado (ACR) e um Ambiente de Contratação Livre (ACL), onde consumidores qualificados podem optar por adquirir energia em ambos os ambientes. No ACR, os fornecedores de energia para consumidores finais são as distribuidoras, enquanto no ACL a escolha entre os agentes de oferta ...
A reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro foi iniciada na década de 90, passando por uma fase de transição até chegar ao atual modelo institucional, finalizada em 2004. Este modelo define um Ambiente de Contratação Regulado (ACR) e um Ambiente de Contratação Livre (ACL), onde consumidores qualificados podem optar por adquirir energia em ambos os ambientes. No ACR, os fornecedores de energia para consumidores finais são as distribuidoras, enquanto no ACL a escolha entre os agentes de oferta é livre. As distribuidoras, antes da reestruturação do setor, realizavam a projeção de sua demanda considerando todos os consumidores de sua área de concessão. Com a reestruturação, a decisão dos consumidores deve ser agregada ao processo de projeção de demanda de energia elétrica. A modelagem deste problema utilizando simulação dinâmica é adequada, uma vez que devem ser consideradas realimentações entre as decisões dos consumidores, as decisões da distribuidora e a projeção de demanda, caracterizando a dinâmica do problema. Este trabalho propõe um modelo de planejamento de demanda de energia elétrica que contempla o processo de decisão de consumidores e as atuais regras de comercialização na projeção da demanda de distribuidoras de energia elétrica, com aplicação na definição de estratégias destas empresas, dando suporte às decisões de contratação de energia. São realizados estudos de caso para diferentes estratégias das distribuidoras e diferentes cenários de preços, constatando-se a necessidade da consideração destas estratégias e da decisão dos consumidores no processo de planejamento da demanda. O modelo proposto objetiva complementar o modelo tradicionalmente em uso nas distribuidoras. ...
Abstract
The restructuring of the Brazilian Electrical Sector began in the 90’s and went through a transition phase until it reached the actual institutional model, defined in 2004. This model defines a Regulated Contracting Environment and a Free Contracting Environment, where qualified consumers may choose to acquire energy in both environments. In the regulated one, distribution companies are the suppliers for final consumers, while there is competition in the free environment. Before restructuring, ...
The restructuring of the Brazilian Electrical Sector began in the 90’s and went through a transition phase until it reached the actual institutional model, defined in 2004. This model defines a Regulated Contracting Environment and a Free Contracting Environment, where qualified consumers may choose to acquire energy in both environments. In the regulated one, distribution companies are the suppliers for final consumers, while there is competition in the free environment. Before restructuring, distribution companies carried out the demand forecasting considering monopoly over all consumers of its concession area. After restructuring, consumers’ decisions must be considered in the demand forecasting process. Dynamic simulation techniques are good options to represent feedback among consumers’ decisions, distribution companies’ decisions and demand forecasting. This work proposes a demand forecasting model witch considers the consumer decision process and the actual trading rules in the distribution companies’ demand forecasting, that can be applied in strategies designing and as a base for energy contracting. There are some case studies with different distribution company’s strategies and different price scenarios. The results show that it is necessary to include consumers’ decision and distribution companies’ strategies in the demand planning process. The proposed model objective is to complement the traditional model in use by distribution companies. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
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