Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHentschke, Lianept_BR
dc.contributor.authorOliveira, Karla Dias dept_BR
dc.date.accessioned2007-08-30T05:13:12Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/10553pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo geral investigar o perfil de formação e atuação dos professores de piano de Porto Alegre/RS. Os objetivos específicos procuraram caracterizar a formação dos professores de piano, caracterizar a atuação dos docentes e identificar as razões e/ou motivações da escolha profissional. Para analisar os dados, este trabalho se apoiou em alguns princípios teóricos baseados na profissionalização do ensino, de acordo com Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004). Como método de pesquisa, foi realizado um survey interseccional com professores atuantes no ensino de piano em Porto Alegre e a amostra “bola de neve” foi a estratégia utilizada para se obter as indicações desses professores. Os dados foram obtidos através de um questionário auto-administrado que foi respondido por 104 professores. Os resultados revelaram que os professores que estão atuando com o ensino do piano, em Porto Alegre, parecem aproximar-se dos modelos de professor improvisado, professor artesão e professor como profissional, segundo os modelos baseados em Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004).pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this study is to investigate the profile of piano teachers in Porto Alegre/RS, as to their formation and performance. Other goals include the characterization of these teachers’ formation and their involvement as teachers, identifying the reasons and/or motives of this professional choice. For the analysis of the data, this research is sustained by established theoretical principles in the professionalization of education according to Ramalho, Nuñez and Gauthier (2004). As for the research method, an intersectional survey with active piano teachers in Porto Alegre was conducted; the sample “snow ball” was employed as the strategy to obtain indications from these teachers. The data was gathered through an automanaged questionnaire which was answered by 104 teachers. The results showed that the teachers who are active as piano teachers in Porto Alegre seem to approach the models for the improvised teacher, the teacher craftsman and the professional teacher, according to models based on Ramalho, Nuñez and Gauthier (2004).en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPiano teacheren
dc.subjectFormação de professores : Músicapt_BR
dc.subjectProfessores de piano : Formação e atuaçãopt_BR
dc.subjectFormation profileen
dc.subjectPerformance profileen
dc.subjectEducacao musical : Pianopt_BR
dc.subjectTeaching professsionalizationen
dc.titleProfessores de piano : um estudo sobre o perfil de formação e atuação em Porto Alegre/RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000595695pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples