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Hibisco roxo e o “estereótipo” africano : uma outra história do imperialismo
dc.contributor.advisor | Brito Junior, Antonio Barros de | pt_BR |
dc.contributor.author | Batista, Mirian do Nascimento | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-11-01T02:18:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/105248 | pt_BR |
dc.description.abstract | Após a sequência de emancipações das colônias britânicas, na segunda metade do século XX, o cânone literário, predominantemente europeu, alterou-se com a emergência de narrativas sob a perspectiva do colonizado. Este trabalho analisa a obra contemporânea Hibisco roxo, de autoria de Chimamanda Ngozi Adichie, que apresenta a história de uma família nigeriana de etnia Igbo, no contexto pós-república de Biafra, nos anos de 1960. O nosso objetivo é investigar o imperialismo do ponto de vista do colonizado e sua influência na representação do africano. Para isso, fazemos uma análise da obra literária a partir de reflexões seminais que embasam o campo dos Estudos Culturais, tais como Edward Said (1995), Stuart Hall (2006), Homi Bhabha (2003), entre outros. Essa abordagem explora questões sobre identidade cultural, sobretudo na modernidade tardia. Este estudo concluiu que a narrativa pós-colonial de Hibisco roxo apresenta marcas sutis do período colonialista na Nigéria e, ao mesmo tempo, desafia a representação da identidade africana através da personagem principal. | pt_BR |
dc.description.abstract | After the successive emancipations of the colonies from the British Empire, in the second half of the 20th century, the literary canon, predominantly Eurocentric, was altered by the emergence of narratives from the perspective of the colonized. This paper analyzes the contemporary work Purple Hibiscus by Chimamanda Ngozi Adichie, which presents the story of an Igbo Nigerian family in the post-Biafra context, in the 1960s. Our aim is to investigate imperialism from the colonized‟s point of view and its influence on the representation of the African. In order to achieve our goals, the research draws on a theoretical framework from Cultural Studies, such as Edward Said (1995), Stuart Hall (2006), Homi Bhabha (2003), and more. Such approach explores questions about cultural identity, especially in Post-modernity. This study concluded that the postcolonial narrative Purple Hibiscus reveals subtle marks of the colonialist period in Nigeria and, at the same time, it challenges the representation of African identity through its main character. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Imperialism | en |
dc.subject | Imperialismo | pt_BR |
dc.subject | Postcolonialism | en |
dc.subject | Pós-colonialismo | pt_BR |
dc.subject | Identity | en |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Culture | en |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Ngozi Adichie, Chimamanda | pt_BR |
dc.subject | Literatura africana | pt_BR |
dc.subject | Literatura nigeriana | pt_BR |
dc.title | Hibisco roxo e o “estereótipo” africano : uma outra história do imperialismo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000941628 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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