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dc.contributor.advisorBrito Junior, Antonio Barros dept_BR
dc.contributor.authorBatista, Mirian do Nascimentopt_BR
dc.date.accessioned2014-11-01T02:18:31Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/105248pt_BR
dc.description.abstractApós a sequência de emancipações das colônias britânicas, na segunda metade do século XX, o cânone literário, predominantemente europeu, alterou-se com a emergência de narrativas sob a perspectiva do colonizado. Este trabalho analisa a obra contemporânea Hibisco roxo, de autoria de Chimamanda Ngozi Adichie, que apresenta a história de uma família nigeriana de etnia Igbo, no contexto pós-república de Biafra, nos anos de 1960. O nosso objetivo é investigar o imperialismo do ponto de vista do colonizado e sua influência na representação do africano. Para isso, fazemos uma análise da obra literária a partir de reflexões seminais que embasam o campo dos Estudos Culturais, tais como Edward Said (1995), Stuart Hall (2006), Homi Bhabha (2003), entre outros. Essa abordagem explora questões sobre identidade cultural, sobretudo na modernidade tardia. Este estudo concluiu que a narrativa pós-colonial de Hibisco roxo apresenta marcas sutis do período colonialista na Nigéria e, ao mesmo tempo, desafia a representação da identidade africana através da personagem principal.pt_BR
dc.description.abstractAfter the successive emancipations of the colonies from the British Empire, in the second half of the 20th century, the literary canon, predominantly Eurocentric, was altered by the emergence of narratives from the perspective of the colonized. This paper analyzes the contemporary work Purple Hibiscus by Chimamanda Ngozi Adichie, which presents the story of an Igbo Nigerian family in the post-Biafra context, in the 1960s. Our aim is to investigate imperialism from the colonized‟s point of view and its influence on the representation of the African. In order to achieve our goals, the research draws on a theoretical framework from Cultural Studies, such as Edward Said (1995), Stuart Hall (2006), Homi Bhabha (2003), and more. Such approach explores questions about cultural identity, especially in Post-modernity. This study concluded that the postcolonial narrative Purple Hibiscus reveals subtle marks of the colonialist period in Nigeria and, at the same time, it challenges the representation of African identity through its main character.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectImperialismen
dc.subjectImperialismopt_BR
dc.subjectPostcolonialismen
dc.subjectPós-colonialismopt_BR
dc.subjectIdentityen
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectCultureen
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectNgozi Adichie, Chimamandapt_BR
dc.subjectLiteratura africanapt_BR
dc.subjectLiteratura nigerianapt_BR
dc.titleHibisco roxo e o “estereótipo” africano : uma outra história do imperialismopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000941628pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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