Reflexividade na pesquisa etnográfica e as suas relações com a prática pedagógica de um professor de boxe
Visualizar/abrir
Data
2010Tipo
Resumo
O presente trabalho é resultado da sistematização de reflexões feitas a partir de uma pesquisa etnográfica realizada em uma academia de boxe em Porto Alegre. Ao escolher a etnografia, metodologia que se caracteriza pela compreensão de aspectos simbólicos envolvidos em um universo particular, eu percebi que algumas mudanças estavam ocorrendo em minha maneira de lecionar. Assim, destinei um espaço em meus diários de campo para debater o tema. Foram realizados vinte e nove registros entre os meses ...
O presente trabalho é resultado da sistematização de reflexões feitas a partir de uma pesquisa etnográfica realizada em uma academia de boxe em Porto Alegre. Ao escolher a etnografia, metodologia que se caracteriza pela compreensão de aspectos simbólicos envolvidos em um universo particular, eu percebi que algumas mudanças estavam ocorrendo em minha maneira de lecionar. Assim, destinei um espaço em meus diários de campo para debater o tema. Foram realizados vinte e nove registros entre os meses de janeiro e abril de 2010. Então, compreendi que a visão antropológica me ajudou a relativizar conceitos ligados à temática do gênero e relacionados com a heterogeneidade do esporte. Concluí que a antropologia e a pedagogia podem andar juntas, formando um elo teórico/prático capaz de ajudar na atuação docente. ...
Contido em
Cadernos de formação RBCE. Campinas. Vol. 2, n. 1 (jan. 2011), p. 95-107.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências da Saúde (10773)
Este item está licenciado na Creative Commons License