Prevalência de distúrbios psíquicos menores em enfermeiros docentes
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Data
2014Autor
Tipo
Outro título
Prevalence of minor psychiatric disorders in nursing professors
Prevalencia de trastornos psíquicos menores en enfermeros docentes
Assunto
Resumo
Objetivo: O objetivo do estudo foi verificar a prevalência de Distúrbios Psíquicos Menores (DPM) em enfermeiros docentes e identificar sua associação com variáveis sociodemográficas e laborais. Métodos: Estudo transversal, envolvendo 130 dos 177 enfermeiros docentes de universidades federais públicas do Rio Grande do Sul. Utilizou-se a versão brasileira do Self-Report Questionnaire-20 para identificação da suspeição de DPM. Resultados: A prevalência de DPM foi de 20,1%. Obteve-se maior frequênc ...
Objetivo: O objetivo do estudo foi verificar a prevalência de Distúrbios Psíquicos Menores (DPM) em enfermeiros docentes e identificar sua associação com variáveis sociodemográficas e laborais. Métodos: Estudo transversal, envolvendo 130 dos 177 enfermeiros docentes de universidades federais públicas do Rio Grande do Sul. Utilizou-se a versão brasileira do Self-Report Questionnaire-20 para identificação da suspeição de DPM. Resultados: A prevalência de DPM foi de 20,1%. Obteve-se maior frequência de docentes com respostas afirmativas quanto a sentir-se nervoso, tenso ou preocupado; dormir mal; cansar-se com facilidade; ter dores de cabeça frequentemente; encontrar dificuldade em realizar, com satisfação, suas atividades diárias; ter má digestão; sentir-se triste ultimamente e ter dificuldade de pensar com clareza. Características sociodemográficas e laborais não estiveram associadas à suspeição de DPM. Conclusão: É fundamental que gestores, docentes e representantes sindicais das universidades pesquisadas avaliem a situação apresentada, buscando reduzir o adoecimento psíquico dos enfermeiros docentes. ...
Abstract
Objective: This study's objective was to identify the prevalence of minor psychiatric disorders (MPD) in nursing professors and verify the disorders' association with socio-demographic and occupational variables. Methods: Cross-sectional study involving 130 of the 177 nursing faculty members of federal universities in Rio Grande do Sul, Brazil. The Brazilian version of the Self-Report Questionnaire-20 was used to identify MPD. Results: The prevalence of MPD was 20.1%. Affirmative answers regard ...
Objective: This study's objective was to identify the prevalence of minor psychiatric disorders (MPD) in nursing professors and verify the disorders' association with socio-demographic and occupational variables. Methods: Cross-sectional study involving 130 of the 177 nursing faculty members of federal universities in Rio Grande do Sul, Brazil. The Brazilian version of the Self-Report Questionnaire-20 was used to identify MPD. Results: The prevalence of MPD was 20.1%. Affirmative answers regarding experiencing nervousness, tension or worry were observed, as well as poor sleeping, tiring easily, frequent headaches, difficulty enjoying daily activities, poor digestion, feeling sad, and trouble thinking clearly. Socio-demographic and occupational variables were not associated with MPD. Conclusion: Managers, professors and union representatives of the studied universities need to assess the situation and seek to reduce mental sickening among nursing professors. ...
Resumen
Objetivo: Verificar la prevalencia de Trastornos Psíquicos Menores (TPM) en enfermeros docentes e identificar su asociación con variables sociodemográficas y laborales. Métodos: Estudio trasversal, con 130 de los 177 docentes de universidades federales públicas de Rio Grande do Sul. Se utilizó la versión brasileña del Self-Report Questionnaire-20 para identificar la sospecha de TPM. Resultados: La prevalencia de TPM fue de un 20,1%. Se obtuvo mayor frecuencia de docentes con respuestas afirmati ...
Objetivo: Verificar la prevalencia de Trastornos Psíquicos Menores (TPM) en enfermeros docentes e identificar su asociación con variables sociodemográficas y laborales. Métodos: Estudio trasversal, con 130 de los 177 docentes de universidades federales públicas de Rio Grande do Sul. Se utilizó la versión brasileña del Self-Report Questionnaire-20 para identificar la sospecha de TPM. Resultados: La prevalencia de TPM fue de un 20,1%. Se obtuvo mayor frecuencia de docentes con respuestas afirmativas cuanto: a sentirse nervioso, tenso o preocupado; por dormir mal; cansarse con facilidad; tener dolores de cabeza frecuentemente; tener dificultad en realizar, satisfactoriamente, sus actividades diarias; tener mala digestión; haberse sentido triste actualmente; tener dificultad de pensar con lucidez. No se asociaron las características sociodemográficas y laborales con la sospecha de TPM. Conclusión: Es fundamental que gestores, docentes y representantes sindicales de las universidades investigadas evalúen la situación presentada, buscando reducir el sufrimiento por trastornos psíquicos de estos alumnos. ...
Contido em
Escola Anna Nery: Revista de Enfermagem. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 18, n.3 (jul./set. 2014), p. 407-414
Origem
Nacional
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