Trabalho docente coletivo na educação física escolar
Visualizar/abrir
Data
2013Tipo
Outro título
Teacher collective work on physical education of school
Trabajo colectivo de los maestros en la educación fisica
Assunto
Resumo
Este artigo trata do trabalho coletivo dos professores de educação física de duas escolas do Município de Porto Alegre/RS. O problema de pesquisa formulado foi: Como os professores de educação física concebem e constroem o trabalho docente coletivo e quais os limites e possibilidades para essa construção no cotidiano de duas escolas desta Rede Municipal de Ensino? Realizamos uma etnografia em uma das escolas e uma autoetnografia em outra. Compreendemos que, independente das normativas da admini ...
Este artigo trata do trabalho coletivo dos professores de educação física de duas escolas do Município de Porto Alegre/RS. O problema de pesquisa formulado foi: Como os professores de educação física concebem e constroem o trabalho docente coletivo e quais os limites e possibilidades para essa construção no cotidiano de duas escolas desta Rede Municipal de Ensino? Realizamos uma etnografia em uma das escolas e uma autoetnografia em outra. Compreendemos que, independente das normativas da administração educativa, as condições para a construção de um trabalho coletivo, entre outras, estão relacionadas à configuração do contexto local de cada escola, das relações que a escola estabelece com estas comunidades e a vontade política das direções das escolas e dos coletivos docentes. ...
Abstract
This article deals with the collective work of physical education teachers from two schools in the city of Porto Alegre / RS. The research problem was formulated: As physical education teachers design and build the collective work of teachers and what the limits and possibilities for this in the daily construction of two schools of Municipal School? We conducted an ethnography in a school and a autoetnografia another. We understand that, regardless of the norms of educational administration, th ...
This article deals with the collective work of physical education teachers from two schools in the city of Porto Alegre / RS. The research problem was formulated: As physical education teachers design and build the collective work of teachers and what the limits and possibilities for this in the daily construction of two schools of Municipal School? We conducted an ethnography in a school and a autoetnografia another. We understand that, regardless of the norms of educational administration, the conditions for the construction of a collective work, among others, are related to the configuration of the local context of each school, the school establishes relationships with these communities and the political will of the leaderships of schools teachers and collectives. ...
Resumen
Este artículo trata de un trabajo colectivo de profesores de educación física de dos escuelas en la ciudad de Porto Alegre / RS. El problema de investigación se formuló: Como profesores de educación física diseñar y construir el trabajo colectivo de los profesores y cuáles son los límites y las posibilidades de este en la construcción diaria de dos escuelas de la Escuela Municipal? Se realizó una etnografía en una escuela y un autoetnografia otro. Entendemos que, independientemente de las norma ...
Este artículo trata de un trabajo colectivo de profesores de educación física de dos escuelas en la ciudad de Porto Alegre / RS. El problema de investigación se formuló: Como profesores de educación física diseñar y construir el trabajo colectivo de los profesores y cuáles son los límites y las posibilidades de este en la construcción diaria de dos escuelas de la Escuela Municipal? Se realizó una etnografía en una escuela y un autoetnografia otro. Entendemos que, independientemente de las normas de la administración educativa, las condiciones para la construcción de una obra colectiva, entre otros, están relacionados con la configuración del contexto local de cada escuela, la escuela establece relaciones con estas comunidades y la voluntad política de las direcciones de las escuelas los maestros y colectivos. ...
Contido em
Pensar a prática : revista da pós-graduação em educação física. Goiânia, GO. Vol. 16, n. 2 (abr./jun. 2013), p. 401-415.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40304)Ciências da Saúde (10773)
Este item está licenciado na Creative Commons License