Os significados de transgênicos entre graduandos recém-ingressos nos cursos de odontologia e fisioterapia em uma universidade pública no sudoeste da Bahia
Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Tipo
Outro título
The meanings of transgenic for newly admitted graduate students from the courses of odontology and physiotherapy programs at a public university in southwest of Bahia - Brazil
Assunto
Resumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado que acompanhou os processos de to-mada de consciência de 46 alunos recém-ingressos nos cursos de Fisioterapia e Odontologia, nas disciplinas de Biologia Básica e Citologia e Genética, as quais foram ministradas pelo pes-quisador. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa que utiliza diferentes ins-trumentos de coleta: questionário, mapas conceituais com uso do Cmap Tools e filmagens. En-tretanto, os dados apresentados aqui se r ...
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado que acompanhou os processos de to-mada de consciência de 46 alunos recém-ingressos nos cursos de Fisioterapia e Odontologia, nas disciplinas de Biologia Básica e Citologia e Genética, as quais foram ministradas pelo pes-quisador. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa que utiliza diferentes ins-trumentos de coleta: questionário, mapas conceituais com uso do Cmap Tools e filmagens. En-tretanto, os dados apresentados aqui se referem à análise do questionário na categoria Implica-ção Significante, no primeiro momento da pesquisa. Essa análise tem como objetivo responder a um dos questionamentos da tese: Qual o significado de transgênicos entre graduandos recém-ingressos nos cursos de odontologia e fisioterapia, em uma universidade pública no sudoeste da Bahia. O referencial teórico é pautado na Epistemologia Genética. Os resultados demonstraram que a maioria dos sujeitos pesquisados apresenta um domínio de representação não estruturado acerca dos conhecimentos dessa área. Assim, foi possível perceber formas de pensamento transdutivo, ou seja, quando o raciocínio dos alunos parte do particular e se conduz ao particu-lar, sem atingir uma generalização – por exemplo, quando os alunos tentam conceituar transgê-nicos a alimentos geneticamente modificados, tendo como exemplos principais soja e milho, ou ainda quando consideram os transgênicos uma solução para fome no mundo. Trata-se de res-postas fragmentadas que não se coordenam conjuntamente e demonstram um raciocínio bem simples, próprio de uma lógica inacabada. ...
Abstract
This article is part of a doctorate research which intends to follow the grasp of consciousness processes of 46 newly admitted students from the graduate courses of Physiotherapy and Odontology in the classes of Basic Biology and Cytology and Science, which are taught by the researcher. It is a qualitative and quantitative research which uses different means of data col-lection: a questionnaire, concept maps (using Cmap Tools and films). However, the data pre-sented here are only related to the ...
This article is part of a doctorate research which intends to follow the grasp of consciousness processes of 46 newly admitted students from the graduate courses of Physiotherapy and Odontology in the classes of Basic Biology and Cytology and Science, which are taught by the researcher. It is a qualitative and quantitative research which uses different means of data col-lection: a questionnaire, concept maps (using Cmap Tools and films). However, the data pre-sented here are only related to the analysis of the questionnaire in the category Significant Im-plications in the first part of the research. The objective of this analysis is to answer one of the thesis’ questions: What is the meaning of Transgenic for the newly admitted graduate students in the health science courses (State University of the Southwest of Bahia) – Odontology and Physiotherapy. The theoretical references are based on Genetic Epistemology. The results show that most of the research subjects present an unstructured knowledge about the field. Thus, we could notice forms of transductive thinking, that is, the students’ reasoning is from the particu-lar to the particular, it does not reach a generalization – for example, when the students try to conceptualize transgenic to genetically modified food, using soy and corn as main examples, or when they consider transgenic a solution to world hunger. These are fragmented answers that do not coordinate together. They represent a very simple reasoning characteristic of an unfin-ished logic. ...
Contido em
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas. Marília, SP. Vol. 6, n. 1 (jan./jun. 2014), p. 135-155
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)
Este item está licenciado na Creative Commons License