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dc.contributor.advisorRosa, Miriam Suzete de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Luanapt_BR
dc.date.accessioned2014-10-20T12:43:35Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/104665pt_BR
dc.description.abstractA atenção primária em saúde se constitui como o primeiro e o preferencial contato do usuário com o Sistema Único de Saúde, estando orientada nos princípios da universalidade, da acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da humanização, da equidade e da participação social. Na busca por sua qualificação e consolidação, a atenção primária tem no apoio institucional um dispositivo para o fortalecimento deste espaço, visando modificar as formas de fazer gestão e planejamento em saúde. O apoio surge diante da necessidade de se rever os processos de produção de cuidado, valorizando a singularidade dos sujeitos e as formas mais democráticas de se fazer gestão. Assim, o presente estudo, explora o papel do apoiador institucional junto às equipes de atenção primária em saúde de Porto Alegre, com vistas as suas ações diante do processo de trabalho em saúde, traçando o seus perfis e propondo estratégias de qualificação para o desempenho da função apoio através da educação permanente. A pesquisa foi desenhada a partir de um estudo qualitativo, em forma de pesquisa de campo, de caráter exploratório – descritivo, onde foram ouvidos os apoiadores institucionais do município de Porto Alegre, tendo como base teórica a metodologia do apoio Paidéia ou metodologia da Roda, idealizada por Campos. Mediante as falas dos sujeitos, pode-se caracterizar a forma como o apoio vem ocorrendo no município, suas potencialidades e fragilidades bem como, identificar as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de tal função diante da proposta de fomentar a cogestão, promover a produção de coletivos e a autonomia dos sujeitos.pt_BR
dc.description.abstractThe primary health care constitutes as the first and preferred user contact with the National Health System, being guided by the principles of universality, accessibility, link, continuity of care, comprehensive care, humanization, the fairness and social participation. In the search for their qualification and consolidation, the primary institutional support has a device to strengthen this area, to change the ways of doing management and health planning. The support comes on the need to revise the production processes of care, valuing the uniqueness of individuals and the most democratic ways of doing management. Thus, the present study explores the role of institutional supporter together teams of primary health care in Porto Alegre, with a view their actions before the process of health work, tracing their profiles and proposing strategies qualification for the performance of function support through continuing education. The survey was drawn from a qualitative study in the form of field research, exploratory - descriptive, where institutional supporters of Porto Alegre were heard and the theoretical basis of the methodology or methodology support Paidéia Wheel, devised by Campos. By the subjects' statements, can characterize how the support has been occurring in the city, their strengths and weaknesses and identify the tools needed for the development of such a function on the proposal to promote co-management, promote the production of collective and the autonomy of individuals.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrimary health careen
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectInstitutional supporten
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectContinuing educationen
dc.titleO apoio institucional nos processos de trabalho : ferramenta para o fortalecimento da atenção primária à saúdept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000940115pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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