Editor de texto coletivo : contribuições para o desenvolvimento da competência para o trabalho em equipe
Fecha
2011Otro título
Collective text editor : contributions to the development of the competence to work in a team
Materia
Resumo
O presente artigo tem por objetivo compreender como o ambiente virtual de aprendizagem Editor de Texto Coletivo (ETC) pode contribuir para que alunos da educação profissional desenvolvam a competência para o trabalho em equipe. O estudo se desenvolveu sobre uma base composta de três eixos: trabalho, educação profissional e tecnologias de informação e comunicação. A pesquisa é desenvolvida numa abordagem qualitativa a partir da estratégia de pesquisa estudo de casos múltiplos. As fontes utilizad ...
O presente artigo tem por objetivo compreender como o ambiente virtual de aprendizagem Editor de Texto Coletivo (ETC) pode contribuir para que alunos da educação profissional desenvolvam a competência para o trabalho em equipe. O estudo se desenvolveu sobre uma base composta de três eixos: trabalho, educação profissional e tecnologias de informação e comunicação. A pesquisa é desenvolvida numa abordagem qualitativa a partir da estratégia de pesquisa estudo de casos múltiplos. As fontes utilizadas foram: entrevista semiestruturada; grupo focal e a observação das ações e registros dos alunos no Editor. O estudo conclui que, para mobilizar uma competência para o trabalho em equipe na situação em que ela é requerida, é preciso construir, gerar saberes específicos dessa situação, os quais não podem ser nem previstos, nem prescritos em um contexto escolar. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir com as discussões acerca do desenvolvimento da competência profissional em contexto escolar de educação profissional. ...
Abstract
The objective of this article is to understand how the virtual learning environment Collective Text Editor (ETC) can contribute to allowing students of professional development to develop the competence to work in a team. The study was developed with a base composed of three axes: work, professional development and information and communication technologies. The research is developed through a qualitative approach based on the research strategy of multiple case studies. The sources used were: s ...
The objective of this article is to understand how the virtual learning environment Collective Text Editor (ETC) can contribute to allowing students of professional development to develop the competence to work in a team. The study was developed with a base composed of three axes: work, professional development and information and communication technologies. The research is developed through a qualitative approach based on the research strategy of multiple case studies. The sources used were: semi-structured interviews, focus groups and the observation of the actions and records of students in the Editor. The study concludes that, to employ a teamwork competence in a situation in which it is required, it is necessary to generate and build specific knowledge of this situation, which can not be prescribed or provided in a school context. It is hoped that this dissertation can contribute to discussions surrounding the development of professional competences in the school context of professional development. ...
En
Trabalho e educação : revista do NETE. Belo Horizonte. Vol. 20, n. 3 (set./dez. 2011), p. 35-45
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (40281)Ciencias Humanas (6919)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License