Índice de satisfação geral (ISG) aplicado a pesquisas de clima organizacional : uma nova abordagem voltada a instituições bancárias
Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A utilização do conceito de ISG (índice de satisfação geral) é uma ótima maneira para se mensurar o clima organizacional. No entanto, o conceito tradicional utiliza-se de uma abordagem de cálculo imprecisa. Visando uma atualização desse conceito, o presente trabalho propõe uma metodologia atualizada de obter esse índice através de uma abordagem matemática mais adequada e apoiada em alguns conceitos da álgebra linear. Para tal, foi conduzida uma pesquisa de clima organizacional em uma agência ba ...
A utilização do conceito de ISG (índice de satisfação geral) é uma ótima maneira para se mensurar o clima organizacional. No entanto, o conceito tradicional utiliza-se de uma abordagem de cálculo imprecisa. Visando uma atualização desse conceito, o presente trabalho propõe uma metodologia atualizada de obter esse índice através de uma abordagem matemática mais adequada e apoiada em alguns conceitos da álgebra linear. Para tal, foi conduzida uma pesquisa de clima organizacional em uma agência bancária com o intuito de exemplificar a aplicação desse método. Foram detalhadas cada uma das etapas da aplicação, bem como os resultados intermediários obtidos. Entre seus principais benefícios, destacam-se: o aumento da precisão na obtenção do ISG; a possibilidade de comparação com um índice mínimo requerido, visando a tomada de decisão; além da possibilidade de identificação da ordem de priorização das dimensões do clima organizacional que apresentam maior necessidade de melhorias. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Coleções
-
TCC Engenharias (5914)
Este item está licenciado na Creative Commons License