Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAbel, Marapt_BR
dc.contributor.authorDummer, Edsonpt_BR
dc.date.accessioned2007-08-10T05:09:27Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/10373pt_BR
dc.description.abstractGestão de conhecimento busca criar, adquirir, compartilhar e utilizar ativos de conhecimento produzidos ou dispersos na organização, de forma a garantir o controle pela organização de um importante componente de seu produto ou serviço. A engenharia de conhecimento fornece os instrumentos que permitem identificar as fontes de conhecimento, e ajuda a extrair e modelar esse conhecimento, quando de fontes humanas, de forma a utilizá-lo de forma independente das pessoas. Este trabalho apresenta um estudo de caso no desenvolvimento de um projeto de gestão de conhecimento para a área de produção de uma empresa que atua na fabricação de papel, com um modelo de processo contínuo. O modelo de produção é particularmente interessante pelo fato de sofrer permanente monitoração e eventuais ações de reparo, cujo efeito será sentido apenas no final do processo produtivo. Ações erradas ou ineficientes acarretam significativas perdas de produto, com grande impacto no ganho da empresa. O objetivo deste trabalho é a identificação dos conhecimentos envolvidos na detecção de desvios de padrão no processo produtivo e nas ações de reparo para produção de papel. A partir do estudo do processo e da identificação dos insumos de conhecimento, foi proposto um modelo da área de produção onde são mapeados os ativos de conhecimentos, os processos e agentes que utilizam esses conhecimentos. Esse modelo foi racionalizado de forma a otimizar a utilização do conhecimento e homogeneizar o processo de solução de problemas de acordo com o padrão desejado pela empresa. A Metodologia CommonKADS foi utilizada para conduzir o desenvolvimento desse modelo. Esse trabalho demonstrou que a tarefa de monitoração e reparo da linha de produção utiliza conhecimentos tácitos ou não estruturados para a solução de problemas, juntamente com o conhecimento explícito obtido através de treinamento ou orientação da organização. Como resultado, a qualidade da solução será diferente dependendo do agente responsável pela monitoração naquele momento. Através das técnicas de entrevistas, análise de protocolo, observações e repertory grid, esses conhecimentos foram explicitados e formalizados, sendo disponibilizados como normas para todos os agentes, atingindo uma desejável homogeneidade no processo produtivo que leva a diminuição do refugo de produção. A suite de modelos da organização, tarefa, comunicação e agentes de Common KADS foi avaliada como ferramenta de suporte à identificação e formalização dos insumos de conhecimento da organização. Foi proposto um modelo OM-6 a ser incluído como um modelo da organização para avaliação dos procedimentos de correção. O modelo obtido é a etapa inicial para o projeto de um sistema de conhecimento que automatize a tarefa de monitoração e reparo do processo de produção de papel.pt_BR
dc.description.abstractKnowledge management aims to create, acquire, share and employ knowledge issues produced or disseminated in the organisation, in order to guarantee the full control over an important component of the organisation product and service. Knowledge engineering provides adequate tools to identify the knowledge sources and helps in extracting and modelling the knowledge, allowing to be employed in human independent way. This work presents the results of a detailed study about the development of a knowledge management project for a production area in a filter paper factory, whose production line is carry out as a continuous process. The production model is particularly interesting because the process demands continuous and permanent monitoring, but the effectiveness of the corrective actions can be perceived only in the final stage of the production process. Wrong actions cause significant amount of the product rejection with strong impact in the company returns. The goal of this study is identifying the knowledge applied by agents in detecting pattern deviation in the production process and in the repair actions during the paper production. A model of the production area, mapping knowledge issues, agents and tasks, was proposed from the acknowledgement of the process and the knowledge assets. This model was rationalised in order to improve the effectiveness of the knowledge application and guarantee an homogeneous problem-solving process, according to the company standard. The CommonKADS methodology defines the model development. This work demonstrates that, during the monitoring and repair task, the agents apply tacit unstructured knowledge, besides the explicit knowledge acquired through training into the organisation, to achieve the solution. The result will be a dependence between the agent and the quality of the production. These knowledge were made explicit and formalised through the use of interviews, protocol analysis and repertory grid, and was further shared as norms to the whole team of agents. These norms provide a desirable homogeneity in the production process leading to a reduction on the production refuse. The CommonKADS model suit – organisation, task, communication and agent models – was evaluated as a supporting tool to the identification and formalisation of organisation knowledge. An additional model, called OM-6, was proposed as an extension to the CommonKADS suit to support for valuation of the correction procedures. The obtained organization model is the first step in a knowledge system project for the automation of the monitoring and repair tasks in the paper production process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectKnowledge managementen
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectKnowledge engineeringen
dc.subjectEngenharia : Conhecimentopt_BR
dc.subjectGerencia : Conhecimentopt_BR
dc.subjectCommonKADS methodologyen
dc.subjectContinuous process monitoringen
dc.subjectFabricacao : Papelpt_BR
dc.titleUm projeto de gestão e engenharia de conhecimento para controle da produção : um estudo de caso na fabricação de papelpt_BR
dc.title.alternativeA knowledge engineering and management project : an study in paper productionen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000597506pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Computaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2003pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples