Ecossistema comunicativo no ensino médio contemporâneo : estudo de caso sobre o diálogo e a Geração Z no Colégio Israelita Brasileiro
Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta monografia se apropria dos debates acerca da inter-relação entre as áreas científicas da Educação e da Comunicação para que fundamentem a investigação sobre a diversidade das relações comunicacionais do ensino médio contemporâneo. Para contextualizar esta etapa do ensino, foram investigadas as novas formas de se relacionar com o conhecimento a partir da Cibercultura sob a perspectiva da Geração Z, que representa o atual corpo discente. Além da investigação teórica, este trabalho faz um est ...
Esta monografia se apropria dos debates acerca da inter-relação entre as áreas científicas da Educação e da Comunicação para que fundamentem a investigação sobre a diversidade das relações comunicacionais do ensino médio contemporâneo. Para contextualizar esta etapa do ensino, foram investigadas as novas formas de se relacionar com o conhecimento a partir da Cibercultura sob a perspectiva da Geração Z, que representa o atual corpo discente. Além da investigação teórica, este trabalho faz um estudo de caso do Colégio Israelita Brasileiro para reconhecer, organizar e analisar um Ecossistema Comunicativo de forma empírica. Por fim, através da confrontação da abordagem prática com a fundamentação teórica, o trabalho se propõe à generalização dos questionamentos ao identificar os principais desafios para os processos de ensino-aprendizagem escolares e aponta alternativas fundadas no diálogo e nos atributos da Geração Z, das quais se destacam: a importância dos espaços transdisciplinares; o estímulo à docência orientadora e a inclusão das tecnologias de forma estratégica. ...
Abstract
This study uses the theoretical debate about the interrelation between the academic fields of Education and Communication as its foundation to research the diversity of communicative relations on contemporary high school. In order to contextualize said schooling level, the new manners of relating towards knowledge are investigated, basing ourselves on Cyberculture from the perspective of the Z Generation, which represents the present student body. Besides the theoretical investigation, a case s ...
This study uses the theoretical debate about the interrelation between the academic fields of Education and Communication as its foundation to research the diversity of communicative relations on contemporary high school. In order to contextualize said schooling level, the new manners of relating towards knowledge are investigated, basing ourselves on Cyberculture from the perspective of the Z Generation, which represents the present student body. Besides the theoretical investigation, a case study is presented in order to recognize, organize and analyze empirically the Communicative Ecosystem. Lastly, through the confrontation between practical approach and theoretical research, this work addresses a wider perspective of questionings by identifying the main challenges for a school’s teaching-learning processes and points out alternatives based on dialogue and the Z Generation's characteristics, mainly about the importance of transdisciplinar spaces, of stimulating teaching as guidance and of strategic implementation of technologies. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1879)
Este item está licenciado na Creative Commons License