Os idosos como público estratégico : novas possibilidades de comunicação para as Relações Públicas nas redes sociais digitais
Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo investigar as práticas dos idosos na Internet, em especial no Facebook, a fim de identificar como as Relações Públicas podem pensar a comunicação estratégica para o público em ascensão. Como objetivos específicos, busca-se analisar suas interações na rede social digital, identificar para que fins comunicacionais eles a utilizam, verificar se o Facebook atende suas demandas e expectativas e identificar como as organizações podem se aproveitar da rede social p ...
O presente trabalho tem por objetivo investigar as práticas dos idosos na Internet, em especial no Facebook, a fim de identificar como as Relações Públicas podem pensar a comunicação estratégica para o público em ascensão. Como objetivos específicos, busca-se analisar suas interações na rede social digital, identificar para que fins comunicacionais eles a utilizam, verificar se o Facebook atende suas demandas e expectativas e identificar como as organizações podem se aproveitar da rede social para a comunicação estratégica com este público. É apresentada a fundamentação teórica relacionada ao tema, contextualizando a comunicação organizacional, a interação e as redes sociais digitais, relacionando com um novo público estratégico. Tem como objeto empírico a rede social Facebook, pesquisando qualitativamente (MELO, 2011) as práticas de oito idosos, de 60 a 70 anos de idade, das classes A e B, através da observação não participante (BONIN, 2013; FLICK, 2004) de seus perfis pessoais na rede social digital, de suas postagens e suas interações com as páginas institucionais, e através da realização de entrevistas semiabertas (DUARTE, 2011). A análise dos dados permite concluir que os idosos não interagem com as páginas das organizações via Facebook, utilizando a rede social digital para lazer, busca de informações, relacionamento e comunicação com suas redes de contato. Infere-se, portanto, que as organizações devem utilizar o Facebook complementarmente a outras ferramentas de comunicação mais efetivas para os idosos, como o site e o e-mail. ...
Abstract
This present study aims to investigate the practices of the elderly on Facebook in order to identify how Public Relations can think of strategics communications to this public on the rise. As specific objectives, it is seeked to observe the practices of the elderly on the internet, mainly on Facebook, analyzing their interactions in the digital social network, identify the communication purposes for which they use it, check if Facebook can meet their demands and expectations and identify how or ...
This present study aims to investigate the practices of the elderly on Facebook in order to identify how Public Relations can think of strategics communications to this public on the rise. As specific objectives, it is seeked to observe the practices of the elderly on the internet, mainly on Facebook, analyzing their interactions in the digital social network, identify the communication purposes for which they use it, check if Facebook can meet their demands and expectations and identify how organizations can take advantage of the social network for strategic communications with this public. Theoreticals foundations related to the topic are presented, contextualizing organizational communication, interactions and online social networks, linking with a new strategic public. Its empirical object is the social network Facebook, it was used a qualitative research (MELO, 2011) of the practices of eight elder people, of 60-70 years old, from classes A and B, through non-participant observation (BONIN, 2013; FLICK, 2004) of their personal profiles, their posts and their interactions with institutional pages in the digital social network, and by conducting semi-open interviews (Duarte, 2011). The data analysis allowed to conclude that the elderly do not interact with the pages of the organizations via Facebook. They use the digital social network for leisure, information search, relationships and communication with their networks. It can be infered, thefore, that organizations should use Facebook complementary to other tools for more effective communication with the elderly, such as websites and emails. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1830)
Este item está licenciado na Creative Commons License