Oficina de cinema como possibilidade educativa na educação de jovens e adultos : produção de sentidos e aprendizagens
dc.contributor.advisor | Alves, Evandro | pt_BR |
dc.contributor.author | Tavares, Danielle Riella Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-09-17T02:11:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/103319 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tematiza possibilidades educativas de oficina pedagógica de produção de cinema na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Quanto à especificidade da EJA, valese dos apontamentos de Álvaro Vieira Pinto (2010), e do parecer 05/2000, sobre diretrizes curriculares da EJA (BRASIL, 2000). Compreende-se por cinema, o processo de realização de conteúdo audiovisual que utiliza linguagem própria, envolvendo formas de expressão verbais, imagéticas, entre outras, (GERBASI, 2012). Sobre a importância pedagógica do cinema em Educação, além de Gerbasi, trazemos os apontamentos de Moran (1995) e Fischer (2007; 2009), entre outros. Problematizam-se sentidos produzidos pelos alunos sobre sua participação e aprendizagens na oficina em estudo. Tem-se por hipótese que a participação em oficinas culturais voltadas à criação em cinema fomentaria produções de sentido e aprendizagens, que poderiam ser evidenciadas através das falas dos alunos. Para fins de análise, as falas dos estudantes são dimensionadas como enunciados, conforme Bakthin (1997). A pesquisa tem caráter qualitativo, conforme Martins (2004), configurando-se como estudo de caso (MAZZOTTI, 2006). Tem como instrumentos a observação participante (MARTINS, 2004), e as entrevistas compreensivas (ZAGO, 2003). Os resultados trazem indícios de que a oficina tem promovido autoria e aprendizagens com relação a, entre outros aspectos, reflexões sobre histórias de vida, trabalho coletivo e aprendizagens com o processo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Construção de sentido | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | Oficina de cinema como possibilidade educativa na educação de jovens e adultos : produção de sentidos e aprendizagens | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000936220 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1370)