O jornal como fonte de conhecimento : uma prética significativa em uma turma de joves e adultos
dc.contributor.advisor | Comerlato, Denise Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Deitos, Fernanda Nunes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-09-17T02:11:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/103316 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo investigar algumas das aprendizagens possíveis a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir de um projeto de trabalho envolvendo o jornal como fonte de conhecimento. A problemática da pesquisa surgiu da experiência da autora em sua prática de estágio do curso de Pedagogia, realizado em uma escola municipal de Porto Alegre. A metodologia de pesquisa é de abordagem qualitativa, embasada em Minayo (1994), e centrou-se na análise do Diário de Classe e relatório final, produzidos durante o estágio. A análise dos dados contidos nesses documentos foi dividida em três categorias: jornal como material reflexivo e questionador, fundamentado nos estudos de Faria (2003) sobre a relevância deste material em sala de aula; a aprendizagem e o caminho para entendê-la, analisada a partir dos estudos de Moura (1999) e Ferreiro (2001) sobre a formação dos conceitos; e o letramento e a reflexão crítica da realidade, através dos estudos de Kleiman (2012), Tfouni (1995) e Street (2010) discutindo o letramento e Freire (2006) trazendo a leitura de mundo. As análises realizadas apontam que o jornal foi um instrumento significativo para as aprendizagens em todas as áreas de conhecimento dos alunos, ainda desenvolvendo as habilidades e competências em relação à oralidade, escrita e leitura crítica da realidade, visto que este material faz parte do cotidiano, agregando valor social e cultural aos que dele se utilizam. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Jornal | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | O jornal como fonte de conhecimento : uma prética significativa em uma turma de joves e adultos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000936255 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)