Produção de vídeos de história: reflexões de uma docente
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Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente trabalho tem por como tema a produção de vídeos de História e sua contribuição na aprendizagem. Um dos objetivos é refletir sobre uma prática pedagógica realizada com alunos do Ensino Médio. Trata-se do concurso cultural “Meu Filme é Show!!!”, que consiste na criação de vídeos para a disciplina de História que tem como ponto motivador passeios pedagógicos. O texto divide-se em quatro capítulos. O primeiro trata do aluno, da escola e do professor do século XXI, apontando suas habilida ...
O presente trabalho tem por como tema a produção de vídeos de História e sua contribuição na aprendizagem. Um dos objetivos é refletir sobre uma prática pedagógica realizada com alunos do Ensino Médio. Trata-se do concurso cultural “Meu Filme é Show!!!”, que consiste na criação de vídeos para a disciplina de História que tem como ponto motivador passeios pedagógicos. O texto divide-se em quatro capítulos. O primeiro trata do aluno, da escola e do professor do século XXI, apontando suas habilidades e limitações. O capítulo introduz novos conceitos sobre o aluno do século vigente, também conhecido como Homo zappiens ou nativo digital, cuja habilidade para lidar com informações fragmentadas e icônicas é uma novidade no sistema educacional. Sendo assim, requer uma adequação da escola e do professor para lidar com este novo aluno, que diverge do de épocas anteriores. O segundo capítulo, aborda as ferramentas de autoria, entre elas o vídeo e a visão da historiografia sobre esta nova forma de obtenção do conhecimento histórico. O vídeo é uma ferramenta de autoria, por permitir o processo criativo e educa ao ser realizado (como é o caso do concurso analisado neste trabalho) e ao ser exibido. Portanto, é uma fonte de informação autorizada pela História, pois retrata a época em que se passam as cenas e o contexto no qual o filme é rodado, demonstrando aspectos variados, facilidades e dificuldades de diferentes épocas. No terceiro capítulo, tem-se questões referentes à metodologia empregada no trabalho, explicando a abordagem qualitativa e de que forma os dados foram coletados. O quarto capítulo apresenta as reflexões da docente diante da experiência pedagógica, bem como a impressão dos alunos participantes da atividade. Destaca-se a análise dos dados apresentados pelos alunos após questionário utilizado como fonte para coleta de dados postados no blog e posterior relato de experiência, apontando as aprendizagens realizadas pelos alunos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (1949)
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