A contribuição da Informática para a EJA: uma proposta do uso do blog para o ensino da Geografia
Visualizar/abrir
Data
2012Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de mostrar a contribuição das mídias para a qualificação da Educação de Jovens e Adultos, enfatizando os ideais do professor Paulo Freire e focando no ensino da geografia. Através de uma investigação sobre o uso de ambientes virtuais de aprendizagem, buscou-se enfatizar as possibilidades do uso pedagógico do blog, cujas características ligadas à colaboração, à participação e a interação dos estudantes permite que se explorem vários aspectos da formação dos estudante ...
Este trabalho tem o objetivo de mostrar a contribuição das mídias para a qualificação da Educação de Jovens e Adultos, enfatizando os ideais do professor Paulo Freire e focando no ensino da geografia. Através de uma investigação sobre o uso de ambientes virtuais de aprendizagem, buscou-se enfatizar as possibilidades do uso pedagógico do blog, cujas características ligadas à colaboração, à participação e a interação dos estudantes permite que se explorem vários aspectos da formação dos estudantes da EJA. O trabalho sobre a utilização e exploração do blog está inserido numa percepção do ensino que busca a aprendizagem a partir das palavras e temas geradores, na direção de uma educação como ato de conhecimento e de transformação social, que permita exercícios de investigação e de pesquisa, auxiliados pelas novas tecnologias de comunicação e informação. Ao propor a criação e exploração de um blog com uma turma de EJA, o professor é desafiado a atuar como um mediador das redes de conversação e construção do conhecimento, acompanhando as interações dos alunos, intervindo adequadamente e incentivando-os a novas buscas. De forma reflexiva e crítica, o educador instiga, motiva, orienta os estudantes para uma incorporação tecnológica no cotidiano de suas aulas, especialmente com o uso dos blogs de uma forma dinâmica e criativa, centrado na interdisciplinaridade, na interatividade e na cooperação na disciplina de Geografia. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License