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dc.contributor.advisorCorbellini, Silvanapt_BR
dc.contributor.authorSchmitt, Viviane Peccinpt_BR
dc.date.accessioned2014-09-12T02:10:34Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/102978pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho é o resultado de um estudo sobre o uso do jogo digital, na quarta série do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada, no segundo semestre de 2012, com alunos de uma Escola da Rede Estadual de Ensino, no município de Cerro Largo/ RS, visando verificar se as possíveis aprendizagens mediadas pelo uso do jogo digital estão em consonância com os objetivos traçados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da matemática na educação fundamental. Ao utilizar o jogo como instrumento mediador do processo, os alunos encontraram significado para sua aprendizagem, eles se envolveram emocionalmente com o mesmo. Os resultados desse estudo indicaram que os jogos digitais, como o dos números da bruxa, podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem, quando forem planejadas aulas com recursos adequados aos conteúdos e a realidade dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractThis work is the result of a study on the use of the digital game, in the fourth grade of elementary school. The research was conducted in the second half of 2012, with students from a school in State Schools in the municipality of Cerro Largo / RS, aiming to verify whether the possible learning mediated by the use of digital game are in line with the objectives outlined by National Curriculum for teaching mathematics in elementary education. By using the game as a tool mediating the process, students find meaning for their learning, they are emotionally involved with it. The results of this study indicated that digital games, as the numbers of witch can enhance the teaching-learning when lessons are planned with adequate resources to the contents and the reality of the students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigital gameen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectTeaching mathematicsen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectElementary educationen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.titleO jogo digital: a matemática na 4º série do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000922347pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localCerro Largo, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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