Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarbosa, Maria Carmen Silveirapt_BR
dc.contributor.authorAbreu, Anne Gabriela Ferreira dept_BR
dc.date.accessioned2014-09-12T02:10:33Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/102974pt_BR
dc.description.abstractNa realização deste trabalho, buscou-se analisar a organização dos espaços em uma escola da rede municipal de Esteio/RS, com o objetivo de evidenciar as concepções pedagógicas que circunscrevem esses espaços. Para tanto, considerou-se a organização dos espaços como um elemento curricular na educação infantil (FORNEIRO, 1998) e como um importante demarcador das especificidades dessa etapa, que, por sua vez, tem como objeto as relações educativas e como sujeito a criança. Usou-se como ferramenta metodológica a aplicação de um questionário auto avaliativo, tal como o proposto nos Indicadores de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2009) ao grupo de professoras da referida escola. Acredita-se que esse documento dispõe de elementos indispensáveis na organização do espaço – ainda que se reconheça, igualmente, suas limitações em apontar questões mais profundas para a compreensão da temática. Para a realização da análise, realizou-se o cruzamento entre os dados quantitativos extraídos dos questionários e as discussões acerca de práticas fundamentais na organização dos espaços como o brincar, o letramento e a produção visual da escola. Abordou-se também o que os indicadores “silenciam” e o quanto isso fere o entendimento da organização de um espaço para o protagonismo infantil. Espera-se que as discussões aqui propostas somem-se a outras, no sentido de contribuir para ampliar o quadro analítico das condições dos espaços da educação infantil, avaliando seus avanços e desafios.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMetamorfosept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectIndicadores educacionaispt_BR
dc.subjectQualidade da educaçãopt_BR
dc.subjectOrganizaçãopt_BR
dc.subjectEspaço físicopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleMetamorfoseando espaços na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000935775pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples