Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBitencourt, Jossiane Boyen Bitencourtpt_BR
dc.contributor.authorMachado, Tatiana Heckpt_BR
dc.date.accessioned2014-09-11T02:09:51Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/102828pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo propõe-se a analisar a importância da televisão e dos desenhos animados e sua influência na construção do imaginário infantil, buscando posteriormente identificar estratégias de ensino que auxiliem os professores no processo de ensino aprendizagem. Destaca-se a preocupação com os desenhos animados, pois se sabe que por meio das imagens as crianças constroem significados. Desta maneira, a televisão não só pode como deve ser inserida no cotidiano escolar de maneira a colaborar para a aprendizagem do aluno e sua formação pessoal. Para que se pudesse perceber o potencial pedagógico da televisão a fim de trazê-la para a sala de aula, bem como identificar à importância das imagens apresentadas nos desenhos animados com o intuito de complementar a investigação, foram realizadas entrevistas com os professores das séries iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Catharina Fridolina Weissheimer na cidade de Pareci Novo. Através da pesquisa, percebeu-se que a maioria dos professores entrevistados possui uma visão negativa e preconceituosa a respeito do uso da televisão, especialmente dos desenhos animados como aliados no processo de ensino aprendizagem. Sob este enfoque buscou-se construir um plano de ação para auxiliar professores a construírem uma visão mais ampla sobre o imaginário infantil e utilizarem o potencial pedagógico da televisão e dos desenhos animados no contexto escolar.pt_BR
dc.description.abstractThis study aim to analyze the importance of television and cartoons and its influence in building child imaginary, seeking subsequently identify teaching strategies that help teachers in teaching-learning process. The study highlights the concern with the animated cartoons, because it’s known that through images children construct meanings. This way, media must be inserted in school life to help student in learning and in their personal development. For make people really understand the educational potential of television to bring into classroom, as well as identifying the importance of pictures shown in cartoons, in order to complement the inquiry, we conducted interviews with teachers in early grades of Catharina Fridolina Weissheimer’s school at the city of Pareci Novo. Through research, it was noticed that most of the teachers interviewed have a negative view about the use of television, speciality cartoon as allies in the process of teaching-learning. Under this approach, we tried to build an action plan to help teachers construct a broader vision of a child’s imagination and utilize the pedagogical potential of television and cartoon in the school context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTelevisionen
dc.subjectTelevisão (Comunicação)pt_BR
dc.subjectDesenho animadopt_BR
dc.subjectCartoonen
dc.subjectImaginário infantilpt_BR
dc.subjectImaginary of childen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleO potencial pedagógico da televisão e dos desenhos animados na construção do imaginário infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000922101pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples