Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMorais, Carlos Tadeu Queiroz dept_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Sonia Mariapt_BR
dc.date.accessioned2014-09-11T02:09:40Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/102810pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo analisar a importância da utilização das tecnologias de informação e comunicação em atividades pedagógicas e na motivação dos estudantes na busca por uma Educação com base no protagonismo do educando. Assim, este estudo aposta na Pedagogia de projetos, como metodologia motivadora. Para tanto, será utilizado como exemplo um projeto cujo foco é estimular a leitura e a criação literária, projeto este, com referencial voltado para a utilização dos recursos disponibilizados por diversas mídias, bem como o uso do computador, ferramentas virtuais, jogos, aplicativos e programas educativos. Por meio da observação do desenvolvimento do projeto acima mencionado e pela tabulação dos resultados de uma sondagem de opinião junto aos estudantes participantes, este estudo comprovará o potencial das tecnologias de informação e comunicação, como ferramenta pedagógica valiosa na inovação da prática pedagógica e no resgate da motivação no processo de ensino e de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyze the importance of the use of information and communication technologies in teaching activities and student motivation in the quest for an education based on the role of the student. This study bet on Pedagogy project as motivating methodology. Thus, we used the example of a project whose focus is to promote reading and literary creation, this project, with reference back to the use of the resources provided by various media as well as the use of computers, virtual tools, games, applications and programs educational. By observing the development of the aforementioned project and the tabulation of results of an opinion poll to participating students, this study will prove the potential of information and communication technologies as valuable educational tool in teaching practice and innovation in rescue motivation in teaching and learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformation and communication technologiesen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProjectsen
dc.subjectMotivationen
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectRescueen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectLearningen
dc.titleA importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica e na motivação da aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000921470pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples