A importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica e na motivação da aprendizagem
dc.contributor.advisor | Morais, Carlos Tadeu Queiroz de | pt_BR |
dc.contributor.author | Teixeira, Sonia Maria | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-09-11T02:09:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/102810 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo analisar a importância da utilização das tecnologias de informação e comunicação em atividades pedagógicas e na motivação dos estudantes na busca por uma Educação com base no protagonismo do educando. Assim, este estudo aposta na Pedagogia de projetos, como metodologia motivadora. Para tanto, será utilizado como exemplo um projeto cujo foco é estimular a leitura e a criação literária, projeto este, com referencial voltado para a utilização dos recursos disponibilizados por diversas mídias, bem como o uso do computador, ferramentas virtuais, jogos, aplicativos e programas educativos. Por meio da observação do desenvolvimento do projeto acima mencionado e pela tabulação dos resultados de uma sondagem de opinião junto aos estudantes participantes, este estudo comprovará o potencial das tecnologias de informação e comunicação, como ferramenta pedagógica valiosa na inovação da prática pedagógica e no resgate da motivação no processo de ensino e de aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to analyze the importance of the use of information and communication technologies in teaching activities and student motivation in the quest for an education based on the role of the student. This study bet on Pedagogy project as motivating methodology. Thus, we used the example of a project whose focus is to promote reading and literary creation, this project, with reference back to the use of the resources provided by various media as well as the use of computers, virtual tools, games, applications and programs educational. By observing the development of the aforementioned project and the tabulation of results of an opinion poll to participating students, this study will prove the potential of information and communication technologies as valuable educational tool in teaching practice and innovation in rescue motivation in teaching and learning. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Information and communication technologies | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Projects | en |
dc.subject | Motivation | en |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Rescue | en |
dc.subject | Teaching | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.title | A importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica e na motivação da aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000921470 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)