Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMaria, Sandra Andrea Assumpçãopt_BR
dc.contributor.authorLocatelli, Marli Da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2014-09-10T02:11:43Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/102716pt_BR
dc.description.abstractO envolvimento com a contação de histórias para os anos iniciais do Ensino Fundamental, através da Rádio Escolar, trouxe alguns questionamentos sobre a influência desse recurso na prática educativa. Ao analisar o programa Histórias do Baú sob a perspectiva sociocultural e Vygotsky, entende-se a contação de histórias como uma atividade de letramento. Esta pesquisa tem por objetivo geral aprofundar as possibilidades de letramento e de fortalecimento de valores através da contação participativa de histórias na Rádio Escolar. O problema central da pesquisa interroga até que ponto o letramento com a Contação de Histórias, está sendo aprofundado e relacionado com o fortalecimento de valores junto aos alunos dos anos iniciais. O contexto da pesquisa é o do espaço da Rádio Escolar de uma Escola Pública estadual do RS, local do trabalho voluntário da pesquisadora. A metodologia de pesquisa qualitativa toma por instrumentos entrevistas com professores e análise dos programas da Rádio. Com base em Vygotsky (2007), buscou-se a teoria sociocultural de aprendizagem interativa; em relação ao letramento e a contação de histórias buscou-se aportes em Soares (2000) e Busatto (2003). Os valores são analisados com base nos debates entre Inoue, Migliori e D’Ambrosio (1999). Os resultados apontam que o letramento perpassa o programa da Rádio Escolar mas permanece desvinculado de um processo de continuidade na sala de aula. Conclui-se que o letramento e o fortalecimento de valores fazem parte do conteúdo curricular porém em menor parcela quando comparado com o espaço dado aos demais conteúdos. Os resultados apontam que os programas Histórias do Baú da Rádio Escolar criam impactos positivos nos alunos no letramento e no fortalecimento dos valores.pt_BR
dc.description.abstractInvolvement with storytelling by Radio School brought some questions about the influence of this feature in educational practice. We analyze the program's Chest Stories from the perspective of Vygotsky's socio-cultural, understanding storytelling as a literacy activity. This research takes a general purpose, deepen the possibilities for strengthening literacy and values through storytelling participatory stories on Radio School. The central problem of research questions the extent to which literacy through storytelling is related to the depth and strength of values among the students of the early years and in that aspect. The research context is the space of the school of a Radio Public School state of RS, workplace researcher. The research methodology adopted is by taking a qualitative instruments, interviews and analysis of programs. Based on Vygotsky (2007) we examine the theoretical aspect of socio-cultural interactive learning, the issue of literacy and storytelling searched in Soares (2000) and Busatto (2003) contributions. The question of values is analyzed based on discussions between Inoue, Migliori and D'Ambrosio (1999). The results indicate that the literacy program happens at the Radio School but remains detached from a process of continuity in the classroom. It was concluded that the literacy and strengthening values remain low as a curriculum content and therefore does not earn status as other organizational content. The Radio School and its program creates positive impacts on students in literacy and strengthening of values.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRadio schoolen
dc.subjectRadiodifusão educativapt_BR
dc.subjectStorytellingen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectNarração de históriaspt_BR
dc.subjectValuesen
dc.titleNas ondas do rádio, histórias do baú: reforçando o letramento e os valorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000917911pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem