Desafio de implementação da sala de informática numa escola do município de Gravataí
dc.contributor.advisor | Junior, Paulo Augusto de Freitas Cabral | pt_BR |
dc.contributor.author | Tristão, Marly Bernardino | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-09-10T02:11:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/102710 | pt_BR |
dc.description.abstract | A chegada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola evidencia desafios relacionados às mudanças que o uso das tecnologias provocam no cotidiano da escola. Para assimilar estas transformações é fundamental reconhecer as potencialidades das tecnologias disponíveis e a realidade em que a escola se encontra inserida, identificando as características do trabalho pedagógico que nela se realizam, de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa. De acordo com os propósitos educacionais, a incorporação significativa de diferentes tecnologias às práticas escolares devem ser utilizadas como estratégias mais adequadas, proporcionando ao aluno a aprendizagem, não se limitando à informatização do ensino, que reduz as tecnologias a meros instrumentos para instruir o aluno. Analisar a importância do gestor no processo de inclusão tecnológica no ambiente escolar, mesmo sabendo que a realidade do ensino público é composta de inúmeras dificuldades, apresenta-se como um relevante estudo para entender esta realidade e enfrentar estas dificuldades. Este estudo se propõe a analisar a implementação da tecnologia numa escola pública do município de Gravataí a fim de tornar-se um facilitador no processo de ensino-aprendizagem. Demonstrando ainda, as principais dificuldades enfrentadas nesta caminhada, sejam elas de espaço físico ou de pessoal. Para se situar em relação ao parecer dos professores quanto ao Laboratório de Informática (LI), foi realizado um levantamento a respeito do uso do LI. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gravataí (RS) | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Gestão da escola | pt_BR |
dc.subject | Laboratório de informática | pt_BR |
dc.title | Desafio de implementação da sala de informática numa escola do município de Gravataí | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000917923 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Mídias na Educação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)